GERAL

Ambulância do SAMU é atacada no Santa Felicidade

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que presta atendimento pré-hospitalar de emergência gratuito à população, foi atacada por vândalos na noite da última terça-feira quando se dirigia à Rua Alfredo Braido, 600 – Conjunto Santa Felicidade – para atender um ferido de agressão.

Poucos metros antes de chegar ao endereço, a ambulância solicitada via telefone 192 foi atingida por tijolos atirados por pessoas não identificadas.

“Primeiramente o ataque atingiu a parte lateral do vidro e lataria da viatura e, em seguida, arrebentou o pára-brisa dianteiro”, relata o gerente do setor de Atenção às Urgências e Emergências do SAMU 192 – Regional de Maringá, médico Carlos Alberto Lagos.

Segundo o médico, estilhaços de vidro causaram ferimentos em uma das mãos do auxiliar de enfermagem e no peito do motorista da ambulância impossibilitada de seguir adiante e, com receio de parar, a equipe retornou à Central de Regulação do sistema, que funciona anexo à Secretaria Municipal da Saúde.

APELO:

A suspeita pela autoria do ataque recai sobre o suposto agressor da vítima que seria atendida pela equipe do SAMU, mas não é descartada a possibilidade de tentativa de assalto.

De acordo com o médico Lagos, este foi o segundo ataque sofrido por uma equipe do SAMU 192 no Conjunto Santa Felicidade neste ano.

“Tudo isso é lamentável, já que a ambulância agora terá de permanecer parada para conserto por vários dias e quem se torna mais prejudicada é a população que necessita realmente do nosso trabalho”, afirma o gerente, fazendo um apelo à comunidade para que também procure evitar “trotes” nos telefonemas.

No mês passado, por exemplo, o SAMU 192 recebeu 2.226 solicitações, incluindo 198 chamadas de Sarandi e 28 de Paiçandu, na Região Metropolitana de Maringá.

Desse total, foram atendidos 2.162 casos, ou seja, uma média superior a 70 atendimentos por dia.

Nove das 2.226 ligações foram registradas como “trote” e outras 19 como “engano”.

Mais informações: 3218-3150 (Secretaria Municipal da Saúde)

Pmm