SAÚDE

Maringá terá atendimento móvel de urgência melhorado

A partir do mês de julho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) deverá melhorar o trabalho que é prestado desde o final do ano passado para Maringá e Região Metropolitana.

O reforço na estrutura da equipe, que presta atendimento pré-hospitalar gratuito à população, se dará com a inauguração da Central de Regulação – onde é feito o diagnóstico dos casos solicitados e decidido o procedimento mais adequado.

As instalações da Central de Regulação permanecerão anexas à Secretaria da Saúde de Maringá, que mantém o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em parceria com o Governo do Paraná e o Ministério da Saúde.

De acordo com o gerente do setor de Atenção às Urgências e Emergências do SAMU 192 – Regional de Maringá, Dr. Carlos Alberto Lagos, o sistema funciona a partir da integração entre uma central telefônica, ambulâncias médicas e setores de emergências dos hospitais.

“Conforme for diagnosticado através dos telefonemas de urgência, o médico regulador define se o caso requer desde conselhos de primeiros-socorros até o deslocamento de uma equipe de UTI móvel para atendimento no local, enquanto aciona uma Unidade de Saúde ou hospital para receber o paciente”, revela.

SAÚDE E SEGURANÇA:

Os telefonemas de urgência podem ser feitos gratuitamente ao SAMU pelo número 192.

Nos casos urgentes, mas sem risco de vida, o atendimento é realizado pelas ambulâncias de suporte básico do SAMU.

Já as UTIs móveis, ou ambulâncias de suporte avançado, atuam nos casos mais graves, como ferimentos por arma branca e de fogo, infartos, acidentes de trânsito, envenenamentos e derrame cerebral.

As ambulâncias de suporte básico e as UTIs móveis fazem atendimento em vias públicas, residências ou locais de trabalho.

No mês de maio de 2005, por exemplo, o SAMU 192 recebeu 2.226 solicitações, incluindo 198 chamadas de Sarandi e 28 de Paiçandu, na Região Metropolitana de Maringá.

Desse total, foram atendidos 2.162 casos, ou seja, uma média superior a 70 atendimentos por dia.

Segundo o Dr. Carlos Alberto Lagos, a meta é oferecer condições de saúde e segurança cada vez maiores para a população.

“A nova Central de Regulação nos possibilitará maior agilidade no atendimento e, por conseqüência, vai nos ajudar a diminuir para o mínimo possível o número de mortes por acidentes, seja nas ruas ou nos próprios domicílios da cidade e região”, conclui o gerente.

Mais informações: 3218-3150 (Secretaria Municipal da Saúde)

Pmm