SAÚDE

Maringá recebe a coordernadora da Rede de Municípios Saudáveis

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do maringaense, através da promoção do bem-estar individual e coletivo, foi criada pelo prefeito Silvio Barros uma comissão intersetorial, que assumiu a responsabilidade pela organização do Programa “Maringá Saudável”.

O próximo evento programado pela comissão está marcado para o dia 31 deste mês no auditório Hélio Moreira, das 19 às 21 horas, com a presença da professora da Unicamp (Universidade de Campinas), Ana Maria Sperandio, coordenadora no Brasil da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis.

O programa que está sendo implantado em Maringá, segue as orientações da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) e da OMS (Organização Mundial de Saúde), organismos internacionais de saúde, com um século de experiência dedicado a melhorar as condições de saúde dos países da América.

Estão convidados a participar, organizações não governamentais e outros setores organizados da sociedade civil, empresas privadas e instituições de ensino.

O projeto pretende criar condições e espaços para a construção de políticas que reduzam as diferenças sociais e busquem a justiça social.

Atualmente, a rede está presente em 25 municípios de São Paulo e Minas Gerais.

“Essa iniciativa tem como base os cursos de educação continuada, formação de agentes comunitários da saúde e promoção da economia solidária”, explica Ana Maria Sperandio.

Ela acrescenta que "a intenção é colaborar com o processo de transformação da população na direção de uma comunidade saudável".

Para isso, uma das alternativas do programa é o curso de educação a distância, tornando acessível os avanços científicos e tecnológicos conseguidos na Unicamp.

“A idéia é promover a utilização do conhecimento científico em benefício da sociedade, na medida em que os agentes comunitários são formados para repassar as informações para a sociedade em uma linguagem adequada”, conta Ana Maria.

Além dessa iniciativa, a Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis conta com o Guia para Prefeitos, lançado pela OPAS, destinado a promover a qualidade de vida nas cidades que compõem a rede.

“O guia auxilia o processo de reflexão dos gestores públicos, considerando os problemas específicos de cada município”, explica Ana Maria.

“A publicação é oferecida às autoridades como uma das orientações metodológicas a serem adotadas.

Trata-se de um excelente material de apoio e referência, que valoriza os projetos já existentes nas prefeituras”, conclui.
Pmm