AÇÃO SOCIAL

Restaurantes maringaenses receberão selo de qualidade

Empresas integrantes do Núcleo Setorial dos Restaurantes (Nuremar), ligado ao Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), receberão no próximo dia 15 um selo de qualidade. No total serão 12 empresas integrantes, sendo que sete receberão o selo no dia 15 e o restante está em processo de certificação. O evento de certificação será realizado às 19 horas na sede da ACIM.

Para que esta certificação ocorresse, todas as empresas integrantes passaram por um processo de adequação. “Profissionais da Vigilância Sanitária acompanharam o processo. Também foram aplicadas as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da resolução RDC 216, que trata das boas práticas de manipulação de gêneros alimentícios”, informa a nutricionista Rosana Valentin, encarregada do processo de adequação.

Para o consumidor, o selo será uma garantia de que os estabelecimentos oferecem alimentos seguros. “Fazemos análises de alimentos e da água usada no preparo das refeições e coletamos amostras dos alimentos oferecidos, que ficam guardados por 72 horas”, explica o proprietário do restaurante Casa Nova, da avenida Brasil, Miguel Shoji Tanabe.

O núcleo de restaurantes existe desde 2009 e conta com o apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde a criação do núcleo, os empresários discutem objetivos e soluções conjuntas para o crescimento. “Podemos destacar as parcerias e negociações em conjunto, como na compra de gás, plano de saúde, entre outras vantagens”, diz a coordenadora do Programa Empreender, Josane Perina.

As empresas que integram o Nuremar são: Sabor Brasil, Casanova (da avenida Brasil), Caseirinho, Caseirinho Grill, Arte Pizza e Restaurante, Cantina Villa Itália, Taberna Portuguesa, Casanova (da avenida Curitiba), Frango Frito, Monte Líbano, Churrascaria Jorgeto e Milão Restaurante Pizzaria.

O processo de certificação dos restaurantes teve a parceria da Confederação Brasileira das Associações Comerciais (CACB), que entrou com uma contrapartida de 50% do valor do projeto, por meio do Empreender Competitivo. No Paraná são 17 projetos aprovados, sendo dois em Maringá.