CIDADE

População abandona animais domésticos no Parque do Ingá

Quase todos os dias os funcionários do Parque do Ingá encontram animais domésticos abonados pelos seus donos nas imediações do local.

Gatos, coelhos e porcos da índia são deixados muitas vezes com doenças e acabam ficando em estado de desnutrição e desidratação.

Geralmente os animais são encontrados próximos à área de alimentação do zoológico em busca de água e comida.

Esta situação de contato entre animais domésticos e selvagens expõe a fauna do parque, composta de mais de 200 animais em cativeiro e de um número incontável de seres que vivem soltos, a contrair as chamadas zoonoses (doenças transmitidas por animais).

Hoje mais um animal doméstico foi abandonado. Desta vez foi um gato com poucos meses de vida encontrado fraco e com baixa temperatura corporal.

Segundo a veterinária responsável pelo zoológico do Parque do Ingá, Evandra Maria Voltarelli, os funcionários se responsabilizam por prestar os primeiros atendimentos a esses animais e encaminhá-los para associações de proteção animal ou para voluntários que queiram "adotá-los".

"Existe uma norma do Ibama que não permite animais domésticos dentro de parques que possuem zoológico.

Por isso temos que tratá-los e encaminhá-los para outros locais", explica.

A veterinária explica que examinou o gato e constatou que o animal está debilitado devido ao frio e à falta de alimentação.

"Estou tentando aumentar a temperatura corporal dele no sol, aplicando soro e dando vitaminas.

Mas não sei se tenho esperança", lamenta.

Evandra ainda conta que muitos desses animais domésticos são encontrados mortos devido ao abandono ou por problemas de saúde e faz um alerta para que pessoas que não queiram mais seus animais por qualquer motivo procurem outro dono ou associações de proteção animal.

"Acredito que as pessoas que abandonam os animais pensam que possa ser melhor que eles fiquem aqui na companhia de outros e com atendimento veterinário.

Mas é importante esclarecer que animais domésticos não podem manter contato com animais de zoológico por determinação da lei e para mantê-los saudáveis", conclui.

Pmm