GOVERNO

Maringá apresenta modelo de sucesso em congresso internacional

Maringá apresenta modelo de sucesso em congresso internacional
Experiência de Maringá na melhoria dos serviços públicos com a tecnologia da informação.
O prefeito Silvio Barros apresentou os avanços alcançados na gestão pública de Maringá através da informatização na última terça-feira (30), em Brasília, durante o 9º Congresso Internacional Brasil Competitivo. A experiência de Maringá conquistou o prêmio Prefeito Inovador, como Destaque Nacional, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), organizador do evento.

O encontro reuniu empresários, autoridades e especialistas nacionais e internacionais com a proposta de debater a sustentabilidade e a perenidade da gestão eficiente na administração pública. Ao incentivar esse diálogo, o MBC pretende criar um ambiente favorável para a formulação de ideias que possam melhorar o ambiente de negócios do Brasil.

Os investimentos em Tecnologia da Informação feitos em Maringá renderam espaço no painel “Oportunidades e desafios para desenvolvimento econômico e sustentável de Municípios”, reunindo prefeitos do Rio de Janeiro, Guarujá, Rio do Sul e Sud Menucci, interior de São Paulo.

Todos prefeitos representantes de cidades pioneiras no desenvolvimento de trabalhos em prol da economia e gestão sustentável. Silvio Barros afirmou que o investimento feito no município é fruto da conscientização da população local. Segundo o prefeito, o controle e a organização dos cidadãos foram fatores importantes para o sucesso do modelo implementado. “Em Maringá nós temos um representante escolhido pela sociedade que exerce o papel de ajudar na fiscalização os trabalhos da prefeitura, inclusive do prefeito”, declarou.

Vencedora nacional do Prêmio Prefeito Inovador 2010 exatamente pelo uso positivo da tecnologia na informatização de processos e serviços, a terceira maior cidade do Paraná driblou dificuldades para alcançar uma gestão pública sustentável e ultrapassou modelos adotados em cidades de maior porte, como Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro (RJ), concorrentes na premiação.

À frente da prefeitura há seis anos, Barros aposta que o nível alcançado na gestão pública do município se deu a partir do entendimento por parte de todos os gestores de que era necessário diminuir despesas e aumentar a receita por meio do investimento em TI. “Nós não imprimimos mais boleto de IPTU em Maringá, eles são retirados da internet e, para que isso acontecesse, foi necessário garantir que a população tivesse acesso a essa tecnologia e nós conseguimos”.

Palco para a troca de informações e métodos para a implementação de uma Gestão Pública eficiente, em sintonia com os preceitos da Sustentabilidade, a nona edição do Congresso Internacional Brasil Competitivo, foi realizado na última terça-feira (30), em Brasília. O evento reuniu governadores e vice-governadores dos estados do Espírito Santo, Tocantins, Pará, Pernambuco e Goiás. Além da apresentação de casos de sucesso para a melhoria da gestão pública, gestores falaram das dificuldades para realizar projetos na administração pública e os avanços obtidos a partir da adoção de novos modelos para a máquina pública.