POLICIAL

Afiliada da Globo é alvo de atentado em Maringá

A RPC TV, afiliada da Rede Globo em Maringá (424 km de Curitiba), foi alvo de um atentado na madrugada desta segunda-feira (29). Segundo a polícia, 15 tiros foram disparados contra a guarita de entrada da emissora. Ninguém se feriu.

A Polícia Civil ainda não identificou suspeitos e não sabe qual a motivação. "A emissora não veiculou nenhuma matéria polêmica nos últimos dias", diz o delegado Osnildo Carneiro Lemes, que investiga o caso.

Segundo ele, os tiros foram disparados por duas armas diferentes --calibres 9 mm e ponto 40-- por volta da 1h20, quando uma moto, com duas pessoas, parou em frente à sede da emissora.

O vigia, que fica na guarita de entrada, conseguiu se safar porque se jogou no chão.

Imagens das câmeras de segurança não capturaram a placa nem o modelo da moto.

O secretário de Segurança do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar, pediu empenho total nas investigações e determinou o envio de equipes a Maringá para auxiliar no inquérito.

Em nota, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) repudiou o ataque, cobrou a punição dos responsáveis e pediu que "as autoridades assegurem às empresas de comunicação e a seus profissionais o direito ao livre exercício da atividade jornalística".

Já a RPC TV informou que "desconhece qualquer razão que possa ter motivado o atentado" e que vai aguardar a conclusão do inquérito policial para se pronunciar.

CÂMARA

Há um mês, a Câmara Municipal de Maringá foi alvo de um atentado idêntico, que também não deixou feridos. O inquérito sobre o caso não identificou suspeitos nem motivações para o crime.

Para o delegado Lemes, os dois casos podem estar relacionados.
Folha.com