EVENTO

Casamento coletivo celebra a união de 96 casais em Sarandi

Casamento coletivo celebra a união de 96 casais em Sarandi
Casamento coletivo de 96 casais.
O programa Paraná em Ação promoveu neste sábado (27), em Sarandi, na região Noroeste do Estado, o casamento coletivo de 96 casais. A cerimônia foi realizada às 18h30, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, preparado especialmente para a celebração.

Segundo o secretário especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, os casais puderam oficializar sua união graças à parceria entre o Governo do Paraná, o Poder Judiciário, a Associação dos Cartórios e a prefeitura do município, que permitiu a esses paranaenses concretizarem um sonho que não era possível antes por falta de recursos.

Inscreveram-se 120 casais nas secretarias de Ação Social dos municípios de Sarandi, Jandaia do Sul, Marumbi, Mandaguaçu e Mandaguari, dos quais 96 participaram do casamento coletivo. “A participação na cerimônia não é obrigatória. Alguns casais inscritos preferiram oficializar a união gratuitamente nos cartórios”, explica o coordenador do Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes.

CERIMÔNIA - Como em toda festa de casamento, as noivas tiveram um dia especial. Todas ganharam de presente a maquiagem e o penteado, oferecidos pelas voluntárias dos cursos de maquiagem e cabelo do Senac de Maringá, e também o buquê de flores, contou Marcia Franzoi Martins, técnica de atividades do Sesc de Maringá e responsável pela organização da cerimônia.

Os noivos entraram no ginásio ao som de violino, sax, violoncelo e vozes do Grupo Musical Consoante, de Sarandi, e receberam as bênçãos do diácono Jair Benaglia, da Diocese de Maringá, e do pastor Rafael, da Igreja Missionária Central.

O secretário Wilson Quinteiro e sua esposa Neandra, o representante da Fecomércio, Antonio Aguiar, o juiz da comarca de Sarandi, Loril Leocádio Bueno Junior, e o juiz da comarca de Mandaguari, Devanir Cestari e suas esposas foram os padrinhos.

CASAIS - Barbara Melhado é uma estudante de 16 anos e mora em Mandaguari. Na última sexta-feira (19) ela estava na maternidade, dando à luz seu filho João Lucas. Neste sábado (27), ela e o marido João Roberto da Silva, de 21 anos, juntos há 1 ano, estavam felizes em participar da cerimônia de casamento. “Esse menino me deu muita dor de cabeça” contou Antonia Marta, mãe da noiva. Ela lembrou que João Roberto foi muito insistente. “Ele não saía da minha porta, então tive de deixar minha filha ir com ele. Agora só tenho que agradecer a Deus pelo casamento e pelo neto que me deram”, disse Antonia.

As histórias de Fabiana Suelen Germano dos Reis, 20 anos, e Josias Bailone, 21, e de Dayane Aparecida Roque, 21, e Julio Cesar do Nascimento, 24, se cruzaram há três anos, em Jandaia do Sul. Julio e Dayane já moravam juntos e eram vizinhos de Fabiane. Um dia, Josias foi visitar Julio e conheceu Fabiane. Ela convidou-o para ir à Igreja. “No caminho ele me pediu em namoro, eu aceitei, e estamos juntos até hoje”, contou Fabiana. O casal tem uma filha de dois anos. Dayane e Julio esperam o nascimento de uma menina para outubro. “Estamos muito felizes. Deus está nos abençoando”, disse Dayane.

O casal símbolo do casamento coletivo de Sarandi foi dona Maria de Jesus Lara, 76 anos, e Agenor Caetano dos Santos, 74. Eles casaram no religioso há 54 anos, tiveram 12 filhos, seis ainda vivos. “Sempre tivemos vontade de casar no civil, mas era sempre tão difícil. Agora conseguimos”, comemorou Agenor amparando a noiva Maria de Jesus.