CIDADE

Vila Operária completa 64 anos com reunião de moradores

Um dos bairros mais antigos de Maringá, a Vila Operária, completou na quarta-feira 64 anos de implantação. Para comemorar o aniversário, pioneiros, moradores e comerciantes do bairro participaram de um coquetel no Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá, prestigiado pelo prefeito Silvio Barros e vice prefeito, Roberto Pupin. Durante a comemoração foram realizadas apresentações artísticas por crianças que participam de projetos sociais da Prefeitura no bairro.

Participaram também do evento, organizado pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Operária, Wilson Murta; o presidente da Câmara, Mário Hossokawa; e o secretário de Transportes, Valdir Pignata.

A Zona 3, mais conhecida como Vila Operária, foi criada dentro do plano urbanístico de 1947, pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira, para ser um local das residências dos trabalhadores da Companhia Melhoramentos, com uma concepção inglesa, no qual os operários deveriam morar perto do local de trabalho.

Na década de 50, o bairro fazia parte da periferia, diferente dos dias atuais, quando está integrada à zona central. A Vila Operária também já foi o maior colégio eleitoral de Maringá, decisivo em eleições municipais.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Operária, Wilson Murta, lembrou que os principais momentos de sua vida foram vivenciados na vila. “Moro há mais de 35 anos na Vila Operária e tenho muito orgulho de fazer parte da história desse maravilhoso bairro”, afirmou.