PREFEITURA

OBRAS NO PAÇO: Calçadas serão revestidas com paver

Foi descarregada ontem quinta-feira, dia 16, em frente à entrada principal do Paço Municipal, parte dos 883,27 m² de paver ­ o modelo de pavimento de concreto inter-travado que vai substituir o antigo revestimento cerâmico da calçada da Avenida XV de Novembro, no trecho compreendido entre a Avenida Duque de Caxias e a Praça Renato Celidônio.

O sistema de calçamento por paver já é utilizado em Maringá em algumas áreas públicas e nos principais cruzamentos das vias do Novo Centro.

De acordo com o engenheiro da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), Carlos Augusto Campêlo Lopes, além de ser mais resistente que os pisos cerâmicos convencionais, o paver dispensa a utilização de contra-piso em concreto e, por isso, facilita a aplicação do revestimento além de aumentar a sua durabilidade.

"Outra vantagem é que as peças não se soltam com a mesma facilidade dos outros modelos de piso e proporcionam manutenção fácil", avalia.

ASSENTAMENTO:

O novo calçamento começará a ser aplicado assim que os funcionários da empresa londrinense Protenge Engenharia ­ vencedora da licitação concluírem o nivelamento do piso e colocação de brita graduada e areia nas bases e sub-bases para assentamento.

As raízes presentes no trecho da calçada já foram podadas por funcionários do Serviço Autárquico de Obras Públicas (Saop) e apenas uma árvore ­ da espécie Tipuana ­ teve de ser removida.

A revitalização das calçadas do Paço Municipal foi definida depois que um estudo da Seduh apontou que 80% da estrutura do piso apresentava fissuras, rachaduras e fendas.

A obra terá um custo de R$ 35 mil e deverá ser concluída até o dia 9 de julho.
Pmm