EMPREGO

Paraná contrata 1,3 mil pessoas com deficiência este ano

De janeiro a julho, 1.305 pessoas com deficiência conseguiram emprego por meio das Agências do Trabalhador em todo o Paraná. Destes, 173 trabalhadores foram contratados no último mês, mantendo a média de 186 contratações mensais. O resultado é 1,5% maior que o registrado no mesmo período de 2010 (1.285 empregos).

Segundo o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o resultado demonstra a valorização destes trabalhadores e o Governo do Estado promove ações para cumprir a meta de aumentar o número de oportunidades criadas e de novas contratações. “Nas 252 Agências do Trabalhador existem mais de 500 vagas disponíveis, cerca de 160 na capital”, diz.

Romanelli diz que o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Secretaria, realiza um controle pós-contratação. “A diferença do Paraná em relação a outros Estados é o acompanhamento do trabalhador em seu novo emprego, para verificar se estão em devidas condições de trabalho. Não basta preencher as cotas com rotatividade, e sim tornar o trabalhador com deficiência um profissional efetivo e capacitado”, afirma.

OFERTA DE EMPREGO - Em todo o Paraná estão abertas 561 vagas para pessoas com deficiência em diversas atividades, como açougueiro, ajudante de cozinha, analista de contabilidade, assistente administrativo, auxiliar de administração, borracheiro, carpinteiro, cozinheiro, designer, eletricista, marceneiro, motorista, pedreiro, pintor, pizzaiolo, salgadeiro, serralheiro, técnico eletrônico, vendedor, web designer, entre outras. As oportunidades são para trabalhadores com diferentes níveis de escolaridade e a maior parte não exige experiência anterior na função.

Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador no município em que reside. Os endereços de todas as unidades do Estado estão disponíveis no site da Secretaria (www.setp.pr.gov.br). No portal, também é possível consultar a lista completa de vagas de empregos disponíveis. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e é prioritário para estes trabalhadores.