PREFEITURA

CALÇADAS DO PAÇO: Primeira fase de restauração chega à escada de acesso

Funcionários da empresa londrinense Protenge Engenharia trabalham nesta semana na conclusão da primeira etapa da obra de restauração das calçadas para pedestres em frente ao Paço Municipal de Maringá.

Com a utilização do equipamento "Bob Cat", funcionários da empresa já concluíram o trabalho de remoção do antigo piso, que se apresentava em estado de deterioração.

Resta ainda o calçamento da área da escada principal de acesso ao Paço, onde o trabalho de remoção do piso está sendo feito manualmente ­ com a utilização de "britadeira" - em função da laje que recobre o estacionamento no subsolo do prédio.

"PAVER"

Nesta primeira etapa da obra, a Prefeitura está recuperando uma área de 883,27 m² no trecho da Avenida XV de Novembro entre a Avenida Duque de Caxias e a Praça Renato Celidônio que, de acordo com estudos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), apresentava fissuras, rachaduras e fendas em 80% da estrutura do piso.

Ao mesmo tempo, funcionários realizam a poda de raízes das árvores localizadas no trecho.

Apenas uma árvore, que oferecia risco de queda, teve de ser removida.

Na próxima etapa da obra será feito o nivelamento do piso e colocação de brita graduada e areia nas bases e sub-bases para o assentamento do novo piso.

O antigo revestimento cerâmico das calçadas será substituído por "paver" ­o mesmo modelo de pavimento de concreto inter-travado que já é utilizado nos principais cruzamentos das vias do Novo Centro.

A obra terá custo de R$ 35 mil e deverá ser concluída até o dia 9 de julho.

CISTERNA

No subsolo do Paço Municipal, funcionários da empresa maringaense MJA Tecnologia e Consultoria Ltda.

Dão seqüência aos trabalhos de impermeabilização, estabilização de recalque e correções de fissuras no reservatório de água.

O custo do serviço está orçado em R$ 37 mil e deverá ser concluído até o início do mês que vem.

Pmm