TURISMO

Paraná fará parte de roteiros turísticos integrados no Sul

Paraná fará parte de roteiros turísticos integrados no Sul
6ª edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil.
O Paraná terá pontos turísticos inseridos em vários roteiros integrados com outros estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e com países vizinhos (Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Peru). A organização desses roteiros, que terá o apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), está sendo discutida em São Paulo, durante a 6ª edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil, com a presença do secretário do Turismo do Paraná, Faisal Saleh.

Saleh é vice-presidente da Comissão Turismo Brasil Sul, que promove o evento, realizado no Anhembi. “O Paraná tem participação relevante na agenda de grandes eventos do setor do turismo nacional e internacional porque apresenta condições favoráveis para parcerias e grandes potencialidades turísticas”, diz o secretário. “O Salão qé o ambiente onde interagem de forma dinâmica e produtiva o setor privado e o público, a academia e o consumidor”, completa.

Os dez roteiros que promoverão a integração são: Iguaçu Trinacional; Iguaçu Missiones (RS, AR, PY, PR); Aparados da Serra (RS, SC); Roteiro das Capitais (RS, SC, PR, MS); Caminhos do Pampa (RS, UR); Buenos Aires - Porto Alegre – Florianópolis – Iguaçu - Bonito (AR, RS, SC, PR, MS); Norte da Argentina – Paraguai – Iguaçu – Curitiba – Paranaguá - Florianópolis (AR, PY, PR, SC); Porto Alegre – Florianópolis – Iguaçu - Bonito

(RS, SC, PR, MS); Iguaçu – Bonito - Pantanal (PR,MS); Rota do Tropeiros

(RS, SC, PR, SP).

De acordo com Saleh, também foram colocados em pauta a promoção e divulgação dos Estados membros da Comissão em outros países, a intermediação na aviação regional e sub-regional a partir de vôos charter's, a promoção de eventos e a apresentação de emendas parlamentares que beneficiem o turismo local.

Participam da reunião secretários de Turismo dos estados membros da Comissão (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), o presidente do Embratur, Flávio Dino, e o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos.

FORNATUR – Paralelamente ao Salão aconteceu também reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Segundo Saleh, foram discutidas estratégias de fortalecimento do turismo como setor estratégico para o desenvolvimento do País.