VESTIBULAR

Os primeiros dias de Vestibular foram tranquilos nos arredores da UEM

O clima de tranquilidade e respeito à ordem pública tem marcado os primeiros dias de prova do Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que vai até esta terça-feira (12).

O balanço parcial é feito pelo comando da força-tarefa criada para fiscalizar o cumprimento da Lei Municipal 8.054/08, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na área próxima ao campus universitário durante o período de realização de provas.

“Nossa proposta de garantir tranquilidade à população e à comunidade estudantil está atingindo seu objetivo. Isso já é uma mostra da conscientização da sociedade para o atendimento dos apelos feitos pelas forças de segurança e para a necessidade de eliminar de vez os problemas verificados em concursos anteriores”, analisa o diretor da Guarda Municipal, Paulo Mantovani. Segundo ele, a meta agora é “assegurar essa situação de harmonia e respeito mútuo até o final das provas”.

O período de lei seca vigora desde a noite da última sexta-feira (8) e vai até à meia-noite desta terça-feira (12).

A fiscalização mais intensa ocorre junto ao comércio no quadrilátero compreendido entre a Avenida Colombo, Rua Vitória, Avenida Morangueira e Rua Quintino Bocaiúva, onde se concentra grande parte dos estudantes que prestam o vestibular.

Os donos de bares, lanchonetes e restaurantes que forem flagrados descumprindo a lei podem ser multados em R$ 5 mil e os vendedores ambulantes em R$ 500. Em caso de flagrante do comércio de bebidas alcoólicas, a mercadoria será apreendida e os consumidores em vias públicas terão o produto apreendido e descartado.

Ações preventivas

A finalidade das ações integradas é coibir exageros em festas, som alto, acidentes de trânsito, brigas e confusões causadas pela venda e consumo de bebidas alcoólicas nas imediações da universidade.

O trabalho de fiscalização é realizado por um efetivo de 50 policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar, que realiza patrulhamento diário na área delimitada para a operação.

O contingente da PM é reforçado por integrantes do Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGI-M), Guarda Municipal, Defesa Social, Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), Corpo de Bombeiros, Gerência de Prevenção de Riscos, Conselho Tutelar, Associações de Bairros, Câmara Municipal de Maringá, Promotoria de Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Batalhão Ambiental Força Verde.

Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente dão apoio às operações.

Em caso de denúncia de infração, as providências legais cabíveis serão tomadas pelo Ministério Público.