EVENTO

Baile da Saudade reuniu cerca de mil pessoas e homenageou pioneiros

Baile da Saudade reuniu cerca de mil pessoas e homenageou pioneiros
Durante o baile os pioneiros prestigiaram um show com a Banda Pétala.
O tradicional Baile da Saudade, promovido todos os anos pela Secretaria de Cultura, reuniu cerca de mil pessoas que acompanharam as homenagens aos pioneiros nesta quinta-feira (7). O baile é um evento cultural realizado desde 1989 com o objetivo de promover a integração e homenagear os primeiros desbravadores de Maringá, que contribuíram para a formação e desenvolvimento da cidade.

Durante o baile os pioneiros prestigiaram um show com a Banda Pétalas e tiveram a oportunidade de dançar com os instrutores contratados especialmente para animar a festa. Os pioneiros foram fotografados por uma equipe contratada pela secretaria na entrada e durante o baile. No final do evento eles receberam as imagens reveladas, levando as lembranças para casa.

O prefeito Silvio Barros acompanhou a festa e agradeceu a todos os pioneiros presentes. “Se vivemos em uma das melhores da cidade do Brasil devemos agradecer a vocês que trabalharam e nos deixaram este legado. Os pioneiros merecem, além da homenagem, respeito e reconhecimento de todos os moradores”, destacou.

Antenor Sanches, presidente da Associação dos Pioneiros de Maringá, agradeceu a Prefeitura pela iniciativa. “Muitos de nós esperam ansiosamente todos os anos por esse dia, para nos encontrarmos e relembrar o passado. Só tenho que agradecer a prefeitura pela atenção aos pioneiros e por oferecer essa oportunidade”, afirmou.

Os pioneiros Estanislau Milak, Graciema Masson, Maria Pereira Missão, Sebastião Ferreira dos Reis, Mário Cordiolli, Henrique Bulla, Carlos Alcântara Rosa, José Serafim da Silva, Francisca Faria Algarve e Yutaka Shima foram homenageados e receberam placas da Prefeitura Municipal, como reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento da cidade.

As placas de homenagem foram entregues pelo prefeito Silvio Barros, pela secretária de Cultura, Flor Duarte, pelo secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia e pela mãe do prefeito e também pioneira, Bárbara Barros.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, conta que em 2010 foi instituído o Dia Municipal do Pioneiro Maringaense (Lei nº 8.778), comemorado anualmente em 7 de julho, integrando o calendário oficial do município. Por esta razão, o baile que era sempre realizado no mês de maio como parte das comemorações do aniversário da cidade, foi transferido para julho.

Para a secretária, este foi um dos bailes mais organizados e animados. “Os pioneiros estavam muito contentes, animados, com uma energia única. A promoção desse evento é uma homenagem muito simples se considerarmos tudo o que eles já fizeram pela cidade. Se hoje moramos numa cidade boa como é Maringá, devemos isso aos nossos pioneiros”, concluiu.

Homenageados

Estanislau Milak

Nasceu em 18 de julho de 1917 em Criciúma (SC). Chegou em Maringá em 1946 e aqui foi um dos primeiros contadores, fazendo a contabilidade de importantes empresas locais, como o Escritório do Dr. Nogueira, Escritório Confiança e Escritório Cruzeiro. Aposentou-se como contador.

Graciema Masson

Nascida em 25 de outubro de 1930 em Capinzal (SC). Dona Graciema chegou em Maringá em 1952, quando pouca coisa havia nessa região. Aqui ajudou o marido a construir a casa com toras de madeira, enfrentou o medo das onças, a falta de conforto, trabalhou na lavoura de café, na retirada e comercialização de leite e depois prestou serviço como costureira autônoma.

Maria Pereira Missão

Nasceu em 12 de junho de 1937 em Alto Alegre (SP). Chegou em Maringá em 1950 e aqui trabalhou na lavoura, cultivando café e cereais. posteriormente foi empregada doméstica, ajudando no orçamento familiar.

Sebastião Ferreira dos Reis

Nasceu em 1º de setembro de 1938 em Minas Gerais e chegou em Maringá no ano de 1946. Estabeleceu-se com a família onde futuramente seria a Vila Operária. Mineiro, quando pequeno conheceu o Rio Grande do Sul e se identificou com aquele Estado. Conhecido popularmente como “Tião Gaúcho”, participou da fundação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Maringá. Trabalhou como locutor na rádio cultura e também foi lavrador, principalmente na cultura do arroz e trigo. É casado com Marlene dos Reis.

Mário Cordiolli

Nascido em Pitangueiras (SP) no dia 28 de janeiro de 1929, chegou em Maringá no ano de 1951. Trabalhou na lavoura cultivando café, feijão e soja. Veio daí a oportunidade de lidar com o conserto e comercialização de sacaria, ramo em que permaneceu por muito tempo. Atuou também no comércio, na famosa venda do Guaiapó. Tocador de cavaquinho, participou de alguns programas na Rádio Cultura. Casado com Tereza Moretto Cordiolli, é aposentado.

Henrique Bulla

Nasceu em 24 de novembro de 1913 em Araraquara (SP). Chegou em Maringá em 1944 para derrubar a mata, construir a casa e plantar café. Nessa época, vinha de tempos em tempos e ficava na casa de seu irmão. Em 1949 trouxe a família e ficou definitivamente em Maringá, sempre trabalhando na lavoura, plantando principalmente café, milho e soja. Ao lado da esposa Maria Bulla Gervazona, formou uma grande propriedade rural, parte dela é atualmente o Jardim Internorte. Foi responsável pela doação do terreno para a instalação da Capela Nossa Senhora Aparecida, na avenida Mitsuzo Taguchi.

Carlos Alcântara Rosa

Nasceu em 7 de novembro de 1924 em Brasópolis (MG). Chegou em Maringá em 1948. Formou-se como engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná em 1951 e abriu escritório em Maringá, sendo o 1º engenheiro da Prefeitura Municipal. Trabalhou com o pai, também engenheiro civil, na construtora Cruzeiro do Sul, responsável pela execução de obras como Bar Colúmbia, Country Clube, reservatório da Codemar, Edifício Três Marias e Biblioteca Municipal.

José Serafim da Silva

Nascido em 28 de janeiro de 1933 no município de Mata Grande (AL), chegou em Maringá em 1953. Na data de sua chegada, arrumou emprego na recém-criada Prefeitura de Maringá, como operário no setor de limpeza pública, exercendo a função de carpidor de beira de rua. Até se aposentar trabalhou também como motorista, ajudante de carro de lixo, ajudante de basculante, fiscal da limpeza pública, encadernador, entre outras. Participou da fundação da Associação dos Pioneiros de Maringá.

Francisca Faria Algarve

Nasceu em 13 de janeiro de 1936 em Itapecirica (SP). Chegou em Maringá em 1960, procedente de São Paulo (SP). Aqui trabalhou como enfermeira parturiente nos hospitais Modelo e São Marcos, contribuindo decisivamente para a saúde maringaense.

Yutaka Shima

Nasceu em 9 de setembro de 1929 em Ibitinga (SP). Chegou em Maringá em 1950 e aqui estabeleceu uma escola de corte e costura na Vila Operária. Participou de atividades assistenciais ligadas à igreja São José. Casou-se em 1952 com Goro Shima, também pioneiro, falecido recentemente. Teve ações efetivas na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) e atuou na Fundação de Desenvolvimento da Igreja São Francisco Xavier.