SAÚDE

Pais devem levar as crianças para segunda dose da vacina da gripe

A Secretaria de Saúde está alertando os pais de 1,8 mil crianças menores de dois anos para a segunda dose da vacina contra a gripe. “Essas crianças deveriam ter tomado a segunda dose até o último dia 20 de junho, mas os pais não cumpriram o compromisso e estão deixando elas sem a proteção eficiente”, alertou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Os pais, alerta Nardi, devem levar estas crianças o quanto antes com a carteirinha de vacina a um posto de saúde ou na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde para garantir a eficiência da vacina. “O correto era a segunda dose ser realizada um mês após a primeira, mas nem todos os pais levaram as crianças no prazo para vacinar mesmo o alerta ser feito na aplicação da primeira dose”, explica o secretário.

No geral a campanha vacinou 57,5 mil pessoas entre crianças, gestantes, idosos e profissionais da área de saúde, ultrapassando a meta. A coordenadora da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, revela que foram vacinados 40.061 idosos, cerca de 98% da meta; 2.887 gestantes, 84,34% da meta; 6.384 crianças na primeira dose, quase 95% da meta; e ainda 8.158 profissionais da saúde. “Faltam agora essas crianças para fecharmos a campanha”, explica Edlene.