TRÂNSITO

Após 29 dias , Rua Arlindo Planas é liberada para o tráfego

A Rua Arlindo Planas, paralela à Avenida 19 de Dezembro, está liberada para o tráfego de veículos desde a manhã desta segunda-feira (27).

A passagem sobre a via férrea estava interditada desde o início deste mês no trecho entre a Rua Machado de Assis/Castro Alves até a Rua Campos Sales, na Zona 6, para a execução de correções necessárias nas galerias de água e esgoto que possibilitarão a continuidade das obras de rebaixamento dos trilhos da ferrovia.

As obras de remanejamento das tubulações envolveram o deslocamento de uma grande adutora, de 600 milímetros de diâmetro, responsável pela distribuição de água na região do Maringá Velho, que abrange as Zonas 4, 5 e 6, Parque Industrial 1 e 2, Jardim Itaipu, Cidade Hannover, Jardim Kosmos, Jardim Olímpico e Conjunto Thaís.

Para eliminar a atual passagem em nível do trem, a Rua Arlindo Planas está ganhando um viaduto que será ligado ao túnel ferroviário que será construído até a Avenida 19 de Dezembro.

Novo túnel

A obra do novo túnel de 600 metros de extensão vai facilitar o rebaixamento dos trilhos na zona urbana de Maringá.

No local estão sendo implantados 540 tubulões de concreto que darão suporte às 270 vigas de sustentação da laje do novo túnel.

Cada viga terá 16,8 metros de comprimento, ligando as paredes laterais da estrutura e ficarão a nove metros de altura em relação à base da linha férrea. No percurso da obra também é aplicado concreto projetado para a proteção das encostas.

Depois que o rebaixamento da ferrovia e a construção do novo túnel estiverem concluídos, será finalizada a implantação do muro do lado norte da supervia, paralelo à Avenida Guaíra e com 1.100 metros de extensão entre as avenidas 19 de Dezembro e Paraná.

Na etapa seguinte, a partir da outra “boca” do túnel, será feita a concordância de nível da ferrovia, desde a Rua Arlindo Planas até a altura da Avenida Paranavaí.