SAÚDE

Saúde prorroga vacinação da paralisia infantil até dia 30

Saúde prorroga vacinação da paralisia infantil até dia 30
Vacinação contra paralisia infantil.
A Secretaria de Saúde prorrogou a vacinação contra a paralisia infantil até o próximo dia 30 de junho, acompanhando decisão da Secretaria de Estado, devido a baixa cobertura registrada na campanha do último sábado. “O tempo ajudou e estávamos com 90 pontos de vacinação, mas muitos pais não cumpriram o compromisso de levar os filhos para vacinar”, lamentou o secretário Antônio Carlos Nardi.

No sábado, dia da Campanha Nacional, foram vacinadas 18.748 crianças menores de cinco anos, 87,96% da meta estipulada para Maringá de 21.315 crianças. “Agora os pais devem levar os filhos para vacinar em uma Unidade Básica de Saúde ou na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde”, alerta Nardi. O secretário observa que o maior índice de faltas foi em crianças menores de um ano de idade. "Os que não assistem tv e não cobram os pais para tomar as gotinhas", lembra.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças, garantindo uma cobertura homogênea que mantenha o Brasil sem a doença. A ampliação da cobertura vai ainda garantir, de acordo com o Ministério, a adoção de apenas uma campanha de vacinação em 2012. Até este ano são duas campanhas anuais. A segunda etapa deste ano será em agosto.