SAÚDE

PARALISIA INFANTIL: “Zé Gotinha” estará na campanha de vacinação deste sábado

Maringá terá 91 locais de imunização disponíveis para a população neste sábado, dia 11, na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil). Além das unidades básicas de saúde e hospitais, os pontos de vacinação estarão atendendo das 8h às 17 horas em escolas municipais e estaduais, shoppings, supermercados e farmácias.

O mascote “Zé Gotinha” também estará acompanhando a campanha durante o dia nos locais de vacinação.

Às 15h30 ele estará recebendo as crianças no Shopping Aspen Park e às 16h30 no Shopping Cidade.

A segunda fase da Campanha Nacional está programada para o dia 20 de agosto.

ATUALIZAÇÃO:

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Lúcia Mendes Ferrer, a meta é imunizar 100% das 22,5 mil crianças de zero a cinco anos, mesmo que já tenham sido vacinadas em campanhas anteriores.

“É importante que os pais levem junto a carteira de vacinação dos filhos para que eles também possam receber a dose e atualizar as vacinas que estejam em atraso”, diz a coordenadora.

Entre funcionários municipais e voluntários, cerca de 350 pessoas estarão atuando na campanha que, neste ano, ganhou o slogan “Vence mais uma, Brasil!”.

Na primeira etapa da campanha do ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde atingiu a vacinação de 22.207 crianças ou 99,4% da meta. Na segunda etapa foram vacinadas mais de 20 mil crianças, ou 89,8%.

As campanhas para evitar a reintrodução do poliovírus no Brasil são desenvolvidas há 25 anos.

No Ministério da Saúde não há registro de casos desde 1990 e o objetivo nesta primeira fase da campanha é vacinar 17,3 milhões de crianças.

No Paraná, a meta é imunizar 95% das 899.412 crianças até cinco anos.

O último caso da doença no Estado ocorreu em 1986.

Mais Informações: 3218-3120 (Secretaria da Saúde)
Pmm