CULTURA

Projeto leva alunos da rede municipal ao teatro

Cerca de 1.200 alunos da Rede Municipal de Ensino assistiram ontem a peça infantil "O Fantástico Mistério de Feiurinha", apresentado em duas sessões (manhã e tarde), no Cine Teatro Plaza.

A peça é uma adaptação do livro de Pedro Bandeira.

A promoção foi da Secretaria da Educação, que fez o convite para a "trupe" da Escola Municipal Cantinho da Criança da cidade de Sarandi.

O grupo é formado por professores e funcionários do próprio estabelecimento.

A divertida história de Pedro Bandeira gira em torno de um grande mistério que agita todo o mundo do faz de conta, a Princesa Dona Feiurinha do Reino Encantado tinha desaparecido do país das Fadas.

Outros personagens do reino, como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, entre muitas outras, ficam com medo de que isto também aconteça com elas e decidem enviar um emissário ao escritor para que ele possa decifrar o mistério.

O escritor, de início cético diante do mensageiro, recebe a inesperada visita daqueles personagens das histórias de fadas que povoaram sua infância.

Acaba se convencendo de que o mundo encantado e seus habitantes fazem parte da realidade, mesmo que esta realidade seja a da imaginação.

Decide, então, ajudá-los a descobrir o que ocorreu com a Princesa Feiurinha.

Com auxílio de sua velha governanta Jerusa ele recupera a história de Feiurinha e chega à conclusão de que ela desaparecera porque não tinha sido registrada por nenhum escritor.

Portanto, a história não poderia sobreviver na imaginação infantil, nem mesmo na de qualquer leitor, porque sem o auxílio dos livros, dificilmente poderiam conhecê-la.

Só alguém como Jerusa que ouviu a avó contá-la há mais de sessenta anos teria condições de se lembrar.

O escritor decide então recuperar a história da princesa desaparecida e registrá-la em livro.

Pmm