CULTURA

Femucic prossegue com apresentações de ritmos e sons do Brasil

Femucic prossegue com apresentações de ritmos e sons do Brasil
Femucic oferece mistura de ritmos e sons do Brasil.
A 33ª edição do Festival de Música Cidade Canção, o tradicional Femucic, prossegue nesta quinta-feira (2), a partir das 20h30, com apresentações de diferentes gêneros, canções e estilos. O repertório reservado ao público para a segunda noite reúne viola caipira, samba, baião, instrumental, infantil e maracatu. Até sábado (4), o público poderá conferir gratuitamente as apresentações. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Marista, sempre a partir das 19 horas.

A mostra, que contempla obras de todo território nacional, foi aberta na quarta-feira (1), com a presença de músicos dos estados de São Paulo, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Estiveram na abertura o diretor do Sesc em Maringá, Antônio Vieira, a secretária de Cultura, Flor Duarte, representantes da classe artística de Maringá e região, além do público, que aplaudiu de pé a performance dos músicos.

Para Flor Duarte o Femucic é um dos maiores festivais de música do Brasil e sempre mostra a qualidade musical do país. “A cada edição fica comprovado que este é um festival nacional único em suas características. A iniciativa recebe muitos elogios tanto dos artistas que fazem o festival quanto do público, inclusive de outras cidades e estados”, destaca.

A edição deste ano recebeu 800 inscrições de 23 estados brasileiros. Deste total, 52 músicas foram escolhidas e serão apresentadas ao público nas quatro noites. Entre os selecionados para se apresentar na noite desta quinta-feira (2), estão Antônio Lira, músico de Boa Vista (RR), com “O cantador da Amazônia”; Baião de Três, de João Pessoa, traz ao espetáculo, “Água de Quartinha” e “Cantiga de Louco”, duas músicas instrumentais de característica regional e de maracatu; Alcyr Guimarães, de Belém (PA), interpreta a balada “Alugado” e a música “Luna Serena” será executada por Lucas & Rômulo, músicos de Teresina, capital do Piauí.

De Maringá, Clayton Henrique traz o gênero infantil e lúdico, na canção “Bobeira” e o grupo Estação Copacabana apresenta o samba “Mistura”. Fernando Deghi, de São Bernardo do Campo (SP), executará as obras “Memórias de um Viajante” e “Danza e Contradanza”, utilizando como instrumentos um violaúde, de 13 cordas e uma guitarra portuguesa.

Os paranaenses Doriane Conceição, de Curitiba; Viola de Arame, de Cascavel e Guilherme Costa de Paranaguá, trazem, respectivamente, o samba, viola caipira e música popular brasileira, nas canções “A Roseira do Quintal”, “Peão Velho” e “Trindade”.

Além da programação noturna, no teatro, as escolas do município e da região estão recebendo desde a semana passada o projeto Femucic nas Escolas, com artistas e grupos participantes desta edição. O intuito é contribuir para a ampliação e qualificação do nível musical de crianças e jovens, possibilitando o acesso à produção de outros estados.

Para este ano está programada a gravação do 16º CD da mostra e do 3º DVD. Todas as canções apresentadas ao público são gravadas e, após o evento, uma comissão formada por técnicos e representantes da comunidade, se reúne para escolher as que farão parte da coletânea.

O Femucic é uma ação do Sistema Fecomércio Sesc Senac em parceria com a Prefeitura de Maringá e RPC TV. Para obter mais informações, fotos e o currículo completo dos músicos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3262-3232 e pelo site www.sescpr.com.br/femucic.

Programação do Femucic nas Escolas 2011:

Data: 2 de junho (quinta-feira)

Escola Professora Nadyr Maria Alegretti

Período: Manhã / Músico: Thiago Souza e Grupo

Período: Tarde / Músico: Grupo Jacarandá Brasileira

Data: 3 de junho (sexta-feira)

Escola Rosa Palma Planas

Período: Manhã / Músico: Roberto Bach e Clayton Henrique

Período: Tarde / Músico: Grupo Baião de Dois

Serviço

Femucic - Mostra de Música Cidade Canção

Período: 1º a 4 de junho de 2011

Horário: 20h30

Ingressos: disponíveis a partir das 19h (nos quatro dias das apresentações)

Local: Teatro Marista

Informações pelo telefone (44) 3262-3232.

www.sescpr.com.br/femucic.