CIDADE

Prefeito e secretários de Foz do Iguaçu conhecem projetos de Maringá

prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e secretários municipais de Foz do Iguaçu conheceram nesta quinta-feira (5) projetos da Prefeitura de Maringá com viabilidade para serem implantados naquele município. “Ficamos impressionados pela qualidade das obras de Maringá, das condições da cidade que está bem cuidada, com pavimentação em ótimas condições, as vias limpas e as praças muito bem mantidas”, afirmou o prefeito após conhecer alguns projetos da cidade.

A comitiva de Foz, acompanhada de secretários de Maringá, visitou alguns locais de interesse como o Parque do Japão, a Vila Olímpica, a Central de Compras e o Almoxarifado Central, a Unidade Básica de Saúde Iguaçu, a Escola Silvino Dias que tem ensino integral, além de outros pontos de referência. “Maringá tem muitos projetos de interesse da comunidade e até já levamos alguns como as Academias da Terceira Idade”, afirmou Mac Donald, que contou já ter quatro instaladas e mais oito garantidas. “Vamos instalar 30 ATIs”, previu.

Um dos interesses da comitiva, anunciou o prefeito de Foz, é a Vila Olímpica. “Foz vai sediar as Olimpíadas Universitárias de 2012 e queremos uma estrutura como a de Maringá, que é elogiada em todo o Brasil e por atletas internacionais que já competiram aqui”, afirmou Mac Donald. Outro projeto que agradou o prefeito e secretários foi a centralização dos estoques. O grupo conheceu a Sala de Licitações e a Central de Compras e o Almoxarifado Central.

A estrutura que reuniu todo estoque das secretarias municipais, explicou o secretário de Administração, José Roberto Ruiz, permite maior controle dos materiais, transparência em todo processo e economia. “O cidadão pode acompanhar todo processo, da licitação até a entrega de um produto em um departamento da administração municipal através do Portal da Transparência no site da Prefeitura”, afirmou.

O grupo conheceu também a Central de Tecnologia da Informação, que desenvolve os programas utilizados em todas as secretarias e departamentos e administra toda rede de informação da Prefeitura. O prefeito Silvio Barros fez questão de apresentar aos visitantes o projeto do Condomínio do Idoso, o Mais Educação, o Maringá Saudável e a pavimentação e recuperação de ruas e avenidas.

O secretário de Controle Urbano e Obras Públicas de Maringá, Laércio Barbão, detalhou como é feita a pavimentação das vias públicas e sobre algumas inovações no serviço. “As bases são dimensionadas conforme o tráfego da via, e estamos inovando em alguns itens de drenagem”, informou. O prefeito Silvio Barros colocou que Maringá está chegando a 95% das vias pavimentadas e a intenção é alcançar 99% até o próximo ano.

Silvio Barros falou ainda do envolvimento das secretarias em programas de benefícios à comunidade, como o Maringá Saudável, que vem mudando os hábitos de boa parte da comunidade. “São projetos muito bem aceitos pela comunidade, e um reflexo disso é o recebimento do IPTU nos últimos anos”, disse o prefeito citando os mais de 85% dos lançamentos pagos ano passado e os 67% pagos à vista este ano.

O prefeito maringaense afirmou que cada município tem suas características e suas realidades, mas muitos projetos com bons resultados em uma localidade podem auxiliar na solução também em outros locais. “Criamos soluções em projetos de ponta, que já estão em muitas outras cidades e com certeza podem ser implantados em Foz”, disse.

Para o prefeito Paulo Mac Donald, a visita foi proveitosa e muitas iniciativas de Maringá podem ser aplicadas em Foz do Iguaçu. “Maringá tem bons projetos em gestão pública e vamos continuar essa troca de experiências que sempre traz bons resultados”.