AÇÃO SOCIAL

Violência urbana é tema de seminário nacional na UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizará, entre 26 e 29 deste mês, o II Seminário Violência Urbana nas Áreas Metropolitanas Brasileiras. O evento, coordenado pela professora Ana Lúcia Rodrigues, reunirá pesquisadores e estudiosos do assunto, que apresentarão resultados de pesquisas sobre a relação território-homicídios, entre outros temas.

“O que já se observou desses estudos é que, apesar de a criminalidade urbana não se distribuir de forma homogênea por todo o território metropolitano, ela é responsável por um generalizado sentimento de insegurança”, afirma a professora. “Ao mesmo tempo em que se constata um grande descompasso no crescimento das taxas de homicídios nas regiões metropolitanas, verifica-se um tipo de organização e de incidência de violência muito semelhantes. Isso corrobora a hipótese de um padrão metropolitano de violência urbana”, acrescenta.

Nessa linha, segundo ela, há estudos feitos nas regiões metropolitanas de Goiânia, Belo Horizonte, Natal, Recife, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá, por exemplo. Esses estudos analisam a variação das taxas de homicídios, a integração à dinâmica metropolitana, a migração, a idade e o gênero, entre outros dados.

A professora informou ainda que o tema Copa 2014 e as possíveis repercussões entre organização social do território e criminalidade violenta também serão tema do seminário, assim como as dissertações dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Políticas Públicas da UEM.

Interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 18 para se inscrever. Mais informações no site www.cch.uem.br/observatorio ou pelo telefone (44) 3011- 4287.