PROJETOS

Comitiva maringaense apresenta projeto “Cidades Digitais” em Brasília

O projeto prevê implantação de uma rede de internet sem fio, gratuita, para beneficiar moradores de 30 municípios da região.

Comitiva maringaense apresenta projeto “Cidades Digitais” em Brasília

Representantes da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), do Sebrae e do Cesumar Empresarial se encontraram com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta quarta-feira, em Brasília, para explicar o projeto de criação das Cidades Digitais na região. O projeto, que prevê aplicação de 15 a 20 milhões de reais na implantação de uma rede de banda larga sem fio comunitária, nos 30 municípios agregados pela Amusep, foi recebido positivamente pelo ministro.

De acordo Freud Oliveira, coordenador técnico do projeto sob responsabilidade do Cesumar Empresarial, o intuito da reunião foi buscar orientações e alinhar o projeto às políticas do Governo Federal. Segundo ele, a proposta deve beneficiar cerca de 700 mil habitantes dos 30 municípios da Amusep com a internet gratuita.

O ministro Paulo Bernardo disse aos representantes da região que o Governo Federal está definindo políticas que promovam a massificação da internet junto à população brasileira. Por isso, ele pediu que os prefeitos aguardem essas definições, para que o projeto “Cidades Digitais” se torne compatível com as orientações do Governo.

Para Freud Oliveira, o grande diferencial desse projeto é o fato de que ele está sendo pensado coletivamente, e não de forma isolada, cidade por cidade, como tem ocorrido no resto do país. “Essa medida visa otimizar os investimentos para a implantação e manutenção de toda a rede que será criada, além de compatibilizar os serviços e informações que trafegarão nessa rede. Os principais beneficiados serão jovens, mulheres e pequenos empreendedores (urbanos e rurais).”

Ao lado de Freud Oliveira e do presidente da Amusep, Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé, estiveram presentes os prefeitos de Ivatuba, Vanderlei Santini, de Munhoz de Melo, Gilmar José Benkendorf Silva, o vice-prefeito de Santa Fé, Ademir Licce e o coordenador do Sebrae-Maringá, Joversi Luiz de
Rezende.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR