ESTRADAS

Chuva requer atenção redobrada de motoristas

Chuva requer atenção redobrada de motoristas
O cuidado deve ser redobrado em caso de chuva.
Devido aos estragos causados pela chuva, principalmente nas estradas que levam ao Litoral, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta os motoristas para cuidados redobrados na direção. A situação nas principais rodovias de acesso às praias paranaenses e a Santa Catarina já está sendo normalizada, mas o período chuvoso requer atenção nos congestionamentos e bloqueios para obras nas pistas.

Com o asfalto escorregadio e menor visibilidade, a orientação é que sejam tomadas precauções de direção defensiva. “É necessário ter prudência, acender o farol baixo mesmo durante o dia, ligar o limpador de para-brisa e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da frente”, enumera o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

Segundo ele, todo o aprendizado recebido nas aulas de formação de condutores é importante e deve ser colocado em prática: “É imprescindível tomar esses cuidados em todos os momentos, independente das condições do tempo. O abuso de velocidade por excesso de confiança é um risco no trânsito”.

CIDADES – Nas vias urbanas, o número de acidentes em períodos chuvosos, com garoa ou neblina, também aumenta. Em Curitiba, dados do Batalhão de Polícia de Trânsito mostram que, dos cerca de 8,6 mil acidentes registrados no ano passado, 15% (1,3 mil ocorrências) aconteceram nessas condições.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-PR, Juan Ramon Soto Franco, é preciso que o motorista tenha consciência das adversidades e fique atento à sinalização e aos aspectos da pista. “Devemos nos adiantar para qualquer circunstância no trânsito, mantendo atenção no que está a nossa volta, como pedestres, motoqueiros, ciclistas, motoristas de ônibus”, destaca.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA DIRIGIR SOB CHUVA

- Diminua a velocidade; mantenha distância de cerca de 83 metros (mais ou menos dois carros) do automóvel que está a sua frente; e acenda os faróis, mesmo durante o dia.

- O limpador de para-brisa deve apresentar bom funcionamento, por isso, lembre de trocar as palhetas todos os anos e mantenha o reservatório do esguichador com quantidade suficiente de água. Para limpar as palhetas e os vidros do para-brisa adicione neste reservatório uma colher de sopa de detergente neutro ou dos produtos específicos vendidos em postos de gasolina, centros automotivos e supermercados.

- Não use as mãos para desembaçar os vidros, pois a oleosidade natural da pele pode dificultar ainda mais a visibilidade. Prefira um pano limpo e ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado, ou abra um pouco os vidros laterais para deixar o ar circular.

- No caso de aquaplanagem, o motorista deve diminuir a velocidade, pela redução de marcha, usando freio motor. Assim, o veículo ganha peso e volta a tocar os pneus no solo, já que na pista molhada formam-se lâminas de água, que tiram este contato e dão a sensação de que o carro está “dançando”, sem que o motorista consiga controlá-lo.

- Pneus velhos e carecas não possuem mais os sulcos de escoamento de água e estão mais sujeitos a aquaplanar.

- Planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas; não freie bruscamente sem necessidade; não faça ultrapassagens perigosas e ultrapasse outros veículos somente pela esquerda.