TRANSPORTE

Passe do Estudante pode ser solicitado até o dia 24 de janeiro.

O Passe Livre do Estudante concedido pela Prefeitura pode ser solicitado diretamente no site www.maringa.pr.gov.br – Passe do Estudante. Os pedidos poderão ser feitos até o dia 24 de janeiro pela Internet e devem ser validados a partir do dia 27, em sala específica no Terminal Urbano. A Secretaria de Trânsito e Segurança estima cadastrar este ano cerca de 25 mil cartões que dão direito ao benefício.

O secretário da pasta, Ideval Oliveira, explica que este ano o sistema foi modificado, gerando mais controle e transparência no atendimento aos estudantes.

“Os dados do estudante são cruzados utilizando o geoprocessamento. Ao digitar o número do cadastro imobiliário e a escola, o sistema automaticamente calcula a distância entre os locais, liberando o passe livre para quem morar a mais de 1.500 m de onde estuda. O sistema também aponta automaticamente as linhas que atendem o trajeto cadastrado, gerando mais controle e eficiência no atendimento”, explicou.

Pelo terceiro ano todo o procedimento de solicitação de cartão é realizado via online, gerando mais agilidade e comodidade aos usuários. Com a informatização, os cartões magnéticos para recarga não precisam mais ser entregues na sede da Setrans no início do ano, com o próprio usuário fazendo a solicitação através do site e recarregando o cartão nos terminais validadores que serão disponibilizados pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção no Terminal Urbano.

Para os alunos que vão solicitar o Passe Livre pela primeira vez, o cadastramento também deve ser feito no site da Prefeitura, informando todos os dados solicitados. Os estudantes que tiverem o endereço da escola ou da residência alterados durante este mês deverão comparecer à sede da Setrans para devido cadastramento.

Serviço

Informações na Secretaria de Trânsito e Segurança, pelo telefone 3221-8500.