EMPREGO

Agência do Trabalhador de Maringá começou a inscrever pedidos de carteira de trabalho

Agência do Trabalhador de Maringá começou a inscrever pedidos de carteira de trabalho
Agência do Trabalhador tem espaço para a solicitações de Carteira de Trabalho
O prefeito Silvio Barros acompanhou o primeiro dia de atendimento para emissão da Carteira de Trabalho que a partir desta segunda-feira (24) é realizado na Agência do Trabalhador, que neste primeiro momento distribuíra 70 senhas diárias. O atendimento será das 8 às 17 horas, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira.

Além do prefeito acompanharam o início dos trabalhos técnicos do Ministério do Trabalho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana e o chefe de Gabinete, Leopoldo Fiewski. “Com a transferência do atendimento para a Agência do Trabalhador vamos agilizar o trabalho, uma vez que os cinco servidores do Ministério do Trabalho que recebiam os pedidos irão migrar para o setor de confecção das carteiras. Acredito que conseguiremos zerar a demanda e reduzir consideravelmente o prazo para entrega do documento”, diz o gerente regional do Ministério do Trabalho, Lauro Souza que elogiou a postura da Prefeitura em ceder o espaço e funcionários para o atendimento.

Para atender as solicitações uma sala foi instalada na Agência do Trabalhador e senhas específicas estão sendo distribuídas a partir das 7h30. Os equipamentos para acessar o sistema do Ministério do Trabalho foram doados pela central sindical de Maringá. De acordo com convênio entre Prefeitura e Ministério do Trabalho, a Agência será a responsável por preencher a ficha de inscrição do solicitante, encaminhar os documentos via sistema eletrônico para o Ministério do Trabalho e, após receber o documento, entregá-lo ao trabalhador.

O prefeito Silvio Barros explica que a parceria entre Prefeitura, Ministério do Trabalho e central sindical foi a solução encontrada para resolver o problema estrutural do Ministério. “Prestando o atendimento na Agência do Trabalhador vamos beneficiar trabalhadores e empresários, uma vez que o serviço será mais ágil. Queremos atender de maneira satisfatória o trabalhador para que ele ingresse no mercado de trabalho, com todos os documentos necessários, o quanto antes”.

DOCUMENTOS

Para solicitar a Carteira de Trabalhado é necessário levar os seguintes documentos: CPF, comprovante de endereço, documento de identidade, comprovação do número da Carteira de Trabalho anterior (extrato do FGTS, guia do seguro desemprego ou termo de rescisão de contrato de trabalho homologado).

Conforme estado civil: casado - certidão de casamento (homens: somente a partir janeiro 2002)

Separado/Divorciado: Certidão averbada

Viúvo: Certidão de Casamento ou Óbito