UEM

Combustível de postos monitorados pela UEM aumenta qualidade

Combustível de postos monitorados pela UEM aumenta qualidade
Laboratório de Análise de Combustíveis da UEM
Os produtos de postos acompanhados pelo Laboratório de Análise de Combustíveis da Universidade Estadual de Maringá tiveram sua qualidade incrementada ao longo do projeto de monitoramento, iniciado em 2009. É o que explica o coordenador, professor Lúcio Cardozo Filho. Comenta que as inconformidades são poucas. Nesse período, de todos os contratos, foram verificadas cinco inconformidades.

Os postos aderem espontaneamente ao programa e recebem semanalmente químicos e técnicos da UEM em datas e horários aleatórios para coleta de material para verificação de sua qualidade. O resultado da semana é divulgado no site www.uem.br/lac. As empresas que apresentam conformidade nos produtos analisados recebem um selo que é afixado nas bombas de combustíveis.

Cardozo Filho alerta que os consumidores devem observar os selos nas bombas de combustível e confirmar se o nome do posto consta na lista de postos monitorados pela UEM. A faixa de posto legal não tem valor se não estiver agregado ao selo e nome na lista da UEM. Atualmente, nove postos mantêm convênio com a Universidade: Maluf, Oásis, Automar, São Vicente-Petrogil, Sardenha, Americano II-HCL, Rocha Pombo, Catuaí e Galopeira. O Colombo está com o contrato suspenso por estar paralisado para reforma. E três encerraram o contrato: Mateus, Irene e I Menegatti. Outras empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato com o LAC, Bloco E-89, fone (44) 3011-4791 ou 9998-3393.