TRAGÉDIA

Paraná envia helicóptero para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro

Paraná envia helicóptero para ajudar vítimas das chuvas no Rio de Janeiro
Helicóptero B4 do Corpo de Bombeiros.
O Paraná enviou um helicóptero B4 do Corpo de Bombeiros para ajudar nas atividades de resgate e assistência às vítimas dos desastres provocados pela chuva na região serrana do Rio de Janeiro, que causaram mais de 550 mortes nos últimos dias.

A aeronave segue sob o comando do tenente-coronel Orlando Artur da Costa e apoio de um mecânico de manutenção. Neste domingo (16), eles devem iniciar o trabalho nas operações de resgate, apoio para médicos em pontos isolados e para encaminhar mantimentos a áreas mais sensíveis e de acesso difícil da região afetada.

Além do helicóptero, equipado com maca, cordas e outros equipamentos de resgate e primeiros socorros, cinco policiais altamente capacitados, incluindo o comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, tenente-coronel Orlando Artur da Costa, compõem a equipe. “O grupo foi composto desta forma para que seja autossuficiente, levando todo o material necessário para o funcionamento do helicóptero para não dar trabalho às outras equipes”, explica o tenente-coronel Artur.

VIAGEM – O helicóptero partiu às 15h30 em direção a Ubatuba (São Paulo) onde abastecem a aeronave; depois seguem para o Rio de Janeiro, pernoitam em Jacarepaguá e, seguem para a região serrana. As chuvas começaram dia 11 e já provocaram, além das mortes, deslizamentos de terra e lama, desabamentos e soterramentos.

A aeronave, adquirida em 2009, tem autonomia para três horas e meia de vôo e capacidade para seis pessoas mais os equipamentos. “Ficaremos à disposição da Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro apoiando nos resgates e condução de equipamentos e mantimentos. A grande dificuldade lá é o acesso por terra”, disse Artur.

A equipe enviada já vivenciou outras situações similares com a do Rio de Janeiro, porém de proporções menores, como é o caso de Santa Catarina que foi atingida por fortes chuvas em 2008. “Foram 25 dias de trabalho intenso, por isso estamos preparados para a atividade. Além disso, já realizamos diversos salvamentos no estado, por exemplo, na Operação Viva o Verão”, informa o comandante.

BOMBEIROS – O governo também já tem disponível 20 policiais militares, integrantes do Grupo de Operações e Socorro Tático (Gost) do Corpo de Bombeiros, preparados para seguir ao Rio de Janeiro assim que for necessário. Os homens que compõem o Gost são especializados em buscas entre destroços e já atuaram no resgate de vítimas de alagamentos de Santa Catarina, e também do rompimento da barragem de Algodões, em maio do ano passado, no Piauí.

Dados do Governo do Rio de Janeiro apontam que já são 5,5 mil famílias desabrigadas na região serrana: 1,5 mil em Petrópolis; 2,5 mil em Teresópolis e 1,5 mil em Nova Friburgo. A tragédia é considerada a maior catástrofe natural já registrada no País. Desde então, continua a chover nas cidades, dificultando o resgate de sobreviventes e a retirada de corpos, além de aumentar o risco de novas tragédias.

DONATIVOS – Desde sexta-feira (14), a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Defesa Civil do Paraná, iniciou uma campanha solidária para mobilizar a sociedade paranaense na arrecadação de donativos às vítimas dos temporais no Rio de Janeiro.

Os donativos podem ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros em 48 municípios, e nos 57 postos dos Bombeiros Comunitários em todo o Estado. “Estamos convocando todos os parceiros, entidades sociais, empresários da iniciativa privada e as pessoas que puderam ajudar, para participar desta mobilização nacional em benefício das famílias do Rio”, disse a secretária da Família, Fernanda Richa.

Podem ser doados alimentos não perecíveis e de consumo imediato, como enlatados, barras de cereais, leite em caixa ou em pó, água potável e bolachas. A Defesa Civil pede que as doações sejam entregues preferencialmente em caixas ou embalagens fechadas, para reduzir as perdas e facilitar o transporte.

PRODUTOS – É muito importante que, além de alimentos, a população leve também aos postos dos Bombeiros produtos de higiene pessoal (pasta de dente, sabonetes, absorventes femininos e fraldas, infantis e geriátricas) e produtos de limpeza, como água sanitária, detergente, baldes e sabão. Cobertores e colchonetes também são necessários, mas não é preciso enviar roupas e colchões.

A Defesa Civil do Paraná convoca voluntários para ajudar no recebimento dos materiais. Os interessados podem ligar para o número da Defesa Civil – (41) 3350-2607. Empresas que tenham caminhões para transporte podem ajudar, porque o volume de doações deve ser muito grande e exceder a capacidade dos caminhões disponíveis no Governo do Estado.