MEIO AMBIENTE

Aprovado Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) aprovou na última quinta-feira (16) a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que compreende os estados de São Paulo e Paraná. O secretário de Meio Ambiente de Maringá, Diniz Afonso, participou em Brasília da reunião da 30ª Reunião Extraordinária do CNRH, onde foi aprovado o comitê a partir de 2011.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (BHRP) abrange uma área total de 105.921 km² e está localizada no limite entre as regiões Sul e Sudeste, na Região Hidrográfica do Paraná que, em conjunto com as Regiões Hidrográficas do Paraguai e do Uruguai, formam a Bacia do Prata.

O rio Paranapanema nasce na Serra de Agudos Grandes, no município de Capão Bonito (Alto Paranapanema - SP), e seu curso se desenvolve ao longo de 929 km até desaguar no rio Paraná.

A área de gestão de recursos hídricos do Paranapanema inclui 218 municípios e soma 4,6 milhões de habitantes, sendo que a população urbana corresponde a 85%. Os dados disponíveis sobre demanda de recursos hídricos na bacia apontam que o maior uso (39,70%) é feito pela agrícola, aquicultura e dessedentação animal, seguido do abastecimento público (31,12%) e do uso industrial (20,99%).

Houve unanimidade na aprovação da proposta de criação do comitê, que poderá ser instalado no primeiro semestre de 2011. Estiveram presentes à reunião do CNRH que votou a proposta para a criação do novo comitê, a ministra do Meio Ambiente e presidente do CNRH, Izabella Teixeira, e do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, os prefeitos dos municípios paulistas de Naradiba, Tarumã, Palmital, Platina e Candido Mota, além de representantes do estado do Paraná.