TRÂNSITO

Portais eletrônicos irão auxiliar motoristas sobre condições do trânsito

Portais eletrônicos irão auxiliar motoristas sobre condições do trânsito
Portais eletrônicos irão auxiliar motoristas
A Secretaria de Transportes instalou portais eletrônicos nos acessos a Maringá pelas rodovias 376 e 317, que informarão aos maringaenses e visitantes através de mensagens as condições do trânsito, o funcionamento das avenidas binárias, o respeito à faixa de pedestre e ações da Setran.

Os portais, que devem funcionar a partir da próxima semana, estão instalados na PR 376 – saídas para Sarandi e Paranavaí e PR 317 – entradas para Maringá por Astorga e Campo Mourão. A intenção é auxiliar os motoristas sobre as condições reais do trânsito, já que as mensagens serão inseridas pela própria Setran em tempo integral.

O secretário de Transportes, Walter Guerlles, explica que o portal tem capacidade para transmitir até 20 mensagens. “Vamos repassar aos motoristas, principalmente os de fora da cidade, as mudanças realizadas no trânsito como o sistema Binário, nosso conceito de respeito à faixa de pedestre, atualizações sobre as condições das vias, se há congestionamento ou não. Enfim uma série de informações que irão auxiliar as pessoas”.

Guerlles ressalta que poucas cidades contam com esse equipamento de informação. “São raras as cidades brasileiras que instruem os motoristas utilizando esse equipamento. É mais uma novidade que a Setran implanta em Maringá para auxiliar as pessoas no trânsito”.

Faixa Elevada

Outra melhoria implantada pela Setran é a faixa elevada, que agora está sendo finalizada na avenida São Paulo, próximo à rua Floriano Peixoto.

Essa é mais uma novidade trazida pela administração municipal que já instalou a primeira faixa na avenida Mandacaru, em frente a delegacia.

A faixa de pedestre elevada tem 7 metros de comprimento e 13 centímetros de altura, funcionando como uma pequena rampa que obriga os motoristas a reduzir a velocidade e dar passagem ao pedestre.

O secretário de Transportes informa que o Código de Trânsito Brasileiro permite a instalação dessas faixas em vias específicas. “A faixa elevada é uma alternativa que favorece exclusivamente o pedestre e não pode ser usada indiscriminadamente. Nossa equipe de engenheiros realizou um estudo com critérios técnicos para a implantação do mecanismo, que deverá ser instalado em outras vias futuramente”.