VESTIBULAR

Tranqüilidade no primeiro dia de provas do Vestibular

Tranqüilidade no primeiro dia de provas do Vestibular
Nenhum incidente no vestibular da UEM
Os preparativos feitos pela Universidade Estadual de Maringá, incluindo as recomendações dadas aos candidatos, garantiram o clima de tranqüilidade na realização das provas neste domingo (12), primeiro dia do Vestibular de Verão 2010, quando faltaram 2.653 pessoas, ou 14,27% dos 18.591 inscritos.

Este índice de ausentes está dentro da normalidade, segundo o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Emerson Arnaut de Toledo. De acordo com ele, o índice histórico de faltosos nos vestibulares de verão da UEM veria de 13% a 15%.

Desta vez, a CVU, para facilitar ainda mais a vida dos vestibulandos, instalou um computador no anfiteatro Ney Marques, onde se concentram diversos locais de provas, como os blocos E-34, E-46, D-34, C-34 e C-23. Com a ajuda do computador, a CVU orientou melhor os candidatos a localizarem o lugar onde fariam o concurso.

Toledo recomenda aos vestibulandos que mantenham a preocupação de chegarem com antecedência em seus locais de provas. Nesta segunda-feira (13), além do movimento de candidatos há, também, o fluxo normal de trânsito na cidade, o que, em determinados trechos, entre eles o da avenida Colombo, que dá acesso ao câmpus-sede, possa ter picos de congestionamento.

“Como o candidato já adquiriu familiaridade com o local de prova neste primeiro dia, isso deve facilitar bastante amanhã [segunda-feira]. Temos insistido nisso, colocado avisos”, diz o presidente da CVU.

A entrada nos locais de prova é liberada a partir das 8h30, sendo que, às 8h50, o acesso já não será mais permitido. Hoje foram aplicadas as questões de Conhecimentos Gerais. Nesta segunda-feira (13), haverá provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. E, na terça-feira, a prova será de Conhecimentos Específicos, sendo que as disciplinas cobradas variam conforme a opção de curso do candidato.

O gabarito das questões de alternativas múltiplas é divulgado no mesmo dia de realização das provas, sempre às 15 horas, no Bloco 28, câmpus universitário ou pela web: www.vestibular.uem.br.

Uma novidade neste vestibular, um dos mais disputados do País, é que ele vai selecionar alunos para a primeira turma de diversos cursos novos, aprovados este ano na UEM: Comunicação e Multimeios, que registrou 13,8 candidatos vaga no sistema tradicional e 8,8 pelo sistema de cotas; Engenharia Civil em Umuarama (9,2 e 9,4, respectivamente); Engenharia Elétrica (6,9 e 5,6); Engenharia de Produção em Goioerê (6,2 e 6,0), Engenharia Ambiental (4,9 e 3,6), Artes Cênicas (4,8 e 4,3), Bioquímica (4,8 e 5,7), Tecnologia em Biotecnologia (4,1 e 2,5), Artes Visuais (2,8 e 1,1), Engenharia de Alimentos em Umuarama (1,4 e 1,6); e Matemática integral (0,7 e 0,6).

A CVU mobilizou cerca de 1,5 mil pessoas para dar suporte à realização deste concurso. As provas ocorrem em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

A divulgação do resultado do concurso será no dia 14 de janeiro, às 10 horas da manhã, também pelo site www.vestibular.uem.br. Os aprovados deverão efetivar a matrícula, via internet, entre 15 e 18 de janeiro. O endereço é www.daa.uem.br. A lista com a segunda chamada sairá no dia 21 de janeiro.