CENSO

IBGE do Paraná encerra Censo 2010 em Maringá

IBGE do Paraná encerra Censo 2010 em Maringá
Coordenadores e técnicos do IBGE do Paraná estão reunidos em Maringá desde esta quarta-feira (1º), para o encerramento do Censo 2010, que teve os resultados finais divulgados na última segunda-feira. A coordenadora operacional do Censo para todo o país, Maria Vilma Sales abriu o evento agradecendo o apoio da Prefeitura de Maringá durante a realização dos trabalhos. “Maringá fez um trabalho de excelência, também graças ao apoio recebido da administração municipal”, afirmou.

O encontro, que reúne 160 pessoas de todo o Estado, vai até a manhã de sexta-feira, no Auditório Hélio Moreira, na Prefeitura. O encerramento vai contar com a presença do presidente nacional do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, que vem para debater as propostas e sugestões retiradas durante o encontro.

O chefe do escritório do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, adiantou que uma das propostas a ser apresentada é a realização de uma contagem rápida da população cinco anos após cada censo. “Seria um trabalho mais ágil, atualizando os dados e eliminando as previsões populacionais que tem gerado muitas contestações no encerramento dos censos quando os municípios não apresentam o crescimento projetado”.

Santos afirmou ainda que o IBGE estadual escolheu Maringá para a reunião final pela estrutura que a cidade oferece, e pela ampla participação da sociedade no Censo 2010. “Realizamos aqui em Maringá a primeira reunião das comissões municipais de Geografia e Estatística e fiquei impressionado com a participação de representantes de 40 segmentos da sociedade e a presença e apoio do prefeito Silvio Barros”, disse.

Ele garantiu ainda que todos os envolvidos fizeram o melhor censo já realizado pelo IBGE, “que inovou divulgando os resultados em tempo real pela internet, uma prova de transparência”. A coordenadora operacional do Censo, Maria Vilma Sales, falou da importância do contato com o pessoal que trabalhou em cada estado, e elogiou o IBGE do Paraná. “Aqui sempre tivemos bom trabalho”.