PESQUISA

Procon pesquisa perfil do consumidor maringaense

O Procon de Maringá, através da Coordenadoria de Pesquisa e Estatística, realizou entre os meses de setembro e outubro de 2010 uma pesquisa sobre o perfil do consumidor maringaense.

O objetivo do levantamento foi conhecer o comportamento do consumidor em suas relações de consumo e o grau de conhecimento sobre os seus direitos, bem como avaliar o atendimento recebido pelo órgão.

A pesquisa foi dividida em quatro partes, abordando idade, escolaridade, renda familiar, hábitos de consumo, conhecimento do Código de Defesa do Consumidor e avaliação do Procon.

Foram entrevistas 366 pessoas, cuja maior faixa etária abordada foi entre 18 a 25 anos. A maioria dos entrevistas, 43;44%, sempre faz um planejamento antes de ir às compras, com lista de produtos a serem comprados e pesquisa de preços. 60% dos entrevistados escolhem o produto a ser comprado observando o preço e a qualidade, e 69% pagam à vista suas compras, sendo que a forma de pagamento mais utilizada é em dinheiro.

Quando questionados sobre o que fazem quando o produto adquirido apresenta defeitos, a grande maioria, 78% dos consumidores procuram a loja onde comprou a mercadoria, e 71% pedem nota fiscal da compra. A maioria dos consumidores tem pouco conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor e nunca recorreu ao Procon.

A pesquisa completa está no endereço:

http://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/3d3acd0387b3.pdf

A lista com a pesquisa completa pode ser retirada no Procon (rua Arthur Thomas, nº 806) ou acessada no site da Prefeitura de Maringá - secretarias – Procon.