ECONOMIA

Procon informa como garantir a compra no Dia das Mães

O Procon Maringá dá dicas para os consumidores que querem agradar as mães com presentes e fazer a escolha certa sem cair em armadilhas. Para evitar ser induzido por promoções e preços ditos vantajosos, é importante que o consumidor fique atento na hora da escolha.

Sair às compras já decidido por qual presente adquirir tornará mais fácil a comparação entre preço, qualidade e praticidade do produto. Para orientar melhor a comunidade,

O Procon organizou algumas dicas:

Alimentos e Cosméticos

Caso decida pela aquisição de alimentos e cosméticos nacionais ou importados, nos produtos devem constar informações em Língua Portuguesa sobre o uso correto do produto, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade e dados sobre o fabricante ou importador. Esses produtos são sensíveis, por isso não devem ficar armazenados próximos a fontes de luz e calor.

Vestuário

Se optar pela compra de peças de vestuário é importante verificar se é possível fazer a troca do produto. Caso não apresente defeito, a loja não é obrigada a trocar. A troca só será permitida quando constar essa possibilidade em comprovante, etiqueta ou nota fiscal.

Eletroeletrônicos

Ao adquirir eletroeletrônicos a orientação é para que o consumidor solicite, quando possível, o teste no aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento. Também deverá ser verificado se os recursos oferecidos por produtos mais arrojados e, portanto, mais caros suprirão as necessidades da presenteada. Observe o prazo de garantia oferecido e a rede de assistência técnica disponível para o caso de algum problema, especialmente no caso de produtos importados.

Cds e Afins

A atenção deve ser grande nas compras de CDs, fitas de vídeo, DVDs, revistas ou publicações. A Lei Estadual 8.124/92 prevê que para estes produtos deverá ser mantida uma amostra para exame do consumidor, exceção feita aos produtos que por força de lei ou determinação de autoridade competente devem ser comercializados lacrados.

Computadores

Ao comprar computadores é recomendado ao consumidor estar informado sobre as marcas, modelos, componentes e programas utilizados. Pode-se consultar profissionais de confiança da área de informática ou revistas especializadas no assunto. É importante avaliar o uso que será dado à máquina, pois muitas vezes os recursos dos modelos mais avançados e caros não são necessários ao uso que será dado ao computador.

Na hora da compra é fundamental que o consumidor esteja atento. Nas vitrines devem constar os preços das mercadorias expostas. No caso de pagamento a prazo, tem que constar os juros praticados, número e periodicidade das prestações, garantindo ao consumidor informação clara. Não deverá haver diferença de valor quando a mercadoria for paga com dinheiro, cheque ou cartão de crédito. O fornecedor não pode estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito.

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos e internet) exija o comprovante do prazo da entrega que for combinado. O prazo de desistência da compra, nesses casos, é de sete dias e para garantir a segurança do consumidor deverá ser feita por escrito. No ato da entrega, o consumidor só deverá assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. No caso de irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não-recebimento.

Para garantir seus direitos, o consumidor deverá exigir nota fiscal, que é um documento importante no caso de eventual utilização da garantia.

Para efetuar reclamação de vícios aparentes e de fácil constatação, saiba que o prazo para produtos não duráveis é de 30 dias e para produtos duráveis é de 90 dias. Se precisar de mais esclarecimentos, o consumidor deve procurar o Procon Maringá pelo telefone 151. No caso de reclamações, o órgão atende pessoalmente na Rua Santos Dumont, 2502, Centro
pmm