CIDADE

Parque Ingá ganha novas atrações, mas não tem data exata de reabertura

Vereadores, integrantes do Conselho Municipal de Turismo e a imprensa conheceram no dia 5 (sexta-feira), as novas atrações e as obras em andamento do Parque do Ingá.

Parque Ingá ganha novas atrações, mas não tem data exata de reabertura

A intenção da prefeitura é abrir o parque para o público ainda nas férias de verão, possivelmente em janeiro.

O parque está fechado para visitação desde Abril de 2009 porque havia a suspeita que as mortes tivessem sido causadas por febre amarela. Descartada essa hipótese, a Secretária de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) enviou ofício à Prefeitura de Maringá e autorizou a reabertura do parque, mas a administração aproveitou para iniciar as obras de revitalização do local.

A expectativa inicial é que Parque do Ingá fosse reaberto para visitação em dezembro de 2009. Depois de várias promessas não cumpridas, o parque continua fechado.
O Parque do Ingá, maior área verde urbana aberta à visitação de Maringá, completará no dia 16 de novembro 1 ano e 7 meses de interdição.

Melhorias

Segundo a prefeitura, foram implantadas galerias de contenção da erosão, em sistema de “gabião”, com investimento de cerca de R$ 3 milhões. A galeria vai auxiliar a recuperação das nascentes e normalizar o nível da reserva do lago.

Algumas mudanças que já podem ser visíveis no parque são a instalação de Pista de Aventura e a Academia da Primeira Idade, com equipamentos que pretendem estimular as crianças a prática de atividade física.

Nas margens do lago, o Palco Aberto será um local para apresentações artísticas integrado à reserva, e nas proximidades a área onde será implantado um espaço para meditação, massagem e atividades físicas de baixo impacto.

Construiu-se a calçada de pedras que margeia o lago até o Jardim Japonês. As pedras utilizadas nesta calçada formavam o calçamento da avenida Brasil no passado.

No lago em frente a gruta, foi criada uma estrutura para a prática de nautimodelismo, onde as pessoas poderão usar o espaço com barcos elétricos.

Na nova lanchonete e sanitários o prefeito apresentou ainda o projeto da loja de souvenir e do pier nas margens do lago, onde serão instaladas mesas e cadeiras para os visitantes. Um detalhe observado por Silvio Barros foi o sistema de tratamento biológico de esgoto instalado no local, que vai servir os sanitários e a lanchonete tratando todo efluente sem insumos químicos ou consumo de energia, e sem gerar resíduos.

Foram apresentados, ainda, os modelos de bicicletas que vão estar disponíveis no parque e os brinquedos interativos que serão instalados no Centro de Lazer.

O parque terá também, tirolesa com dois circuitos de 100 metros cada, atravessando todo o lago, e possibilitará que cadeirantes utilizem o equipamento. O equipamento será o final da pista de arvorismo, que tem 15 estações

O antigo mini zoológico está sendo transformado e ganha um Jardim da Mata Atlântica, a Guerra da Água, a pista de carro elétrico e vai ganhar um campo de mini golf e o Museu, que está em obras.

O Jardim da Mata Atlântica é um espaço com animais da fauna brasileira, feitos em concreto em tamanho natural e dispostos para interatividade, inclusive para deficientes visuais. Os animais possuem características dos adultos de suas raças, e terão placas em braile com informações sobre cada espécie.

A Prefeitura vai continuar administrando o Parque do Ingá, e licitar todos os serviços oferecidos dentro da reserva. Na jaula dos leões, o prefeito apresentou o projeto do anfiteatro que será instalado no local, climatizado e com capacidade para 80 pessoas. “O anfiteatro vai abrigar eventos do município, especialmente voltados ao meio ambiente, mas também pode ser locado”, informou.

Uma das propostas é movimentar o parque durante a semana com eventos empresariais, como o treinamento oferecido para executivos e diretores que utilizam espaços e equipamentos como os oferecidos no Parque do Ingá. No local o prefeito apresentou ainda imagens da estátua do ex-prefeito Adriano Valente, que será instalada na entrada do Parque do Ingá.