PESQUISA

Alunos da Universidade Estadual de Maringá apresentam projetos em Campinas

Liderados pela professora Linnyer Ruiz Aylon, da Universidade Estadual de Maringá, alunos dessa instituição apresentaram, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Campinas, projetos sustentáveis desenvolvidos pelo Grupo Manna de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Computação Invisível. O evento aconteceu no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer entre 18 e 24 de outubro e reuniu cerca de 10 mil participantes.

Entre os projetos apresentados estão a “Manna House”, da área de Domótica e de Rede de Sensores Sem Fio, desenvolvido como trabalho de conclusão de curso pelos alunos Guilherme Simão Couto e Pedro Augusto de Rezende Mizuno. O projeto visa conectar tido tipo de ambiente – de residências até fazendas, por exemplo. Criada nos anos 80, a domótica permite automatizar todas as rotinas e tarefas de maneira simples e segura, segundo os coordenadores do projeto.

Uma camiseta avisa ao portador qual o índice de monóxido de carbono produzido durante caminhadas, outra, chamada de “camiseta bafômetro”, monitora o índice de álcool consumido pelo portador, acendendo “leds” de cores vibrantes também foram apresentados em Campinas. Elas foram desenvolvidas por Maria Luísa Amarante Ghizoni. “É comum as pessoas fazerem atividades físicas em áreas urbanas. Com a camiseta fica fácil saber qual a qualidade do ar naquele momento”, afirma a formanda da UEM.

O grupo Manna da UEM integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos e possui 50 pesquisadores associados.
AEN