COMÉRCIO

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em Maringá deverá ser regulamentada em parceria com entidades

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em Maringá deverá ser regulamentada em parceria com entidades

Os vereadores de Maringá aprovaram em segunda discussão projeto de lei instituindo a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) na cidade. Quatro emendas de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) acrescentaram ao texto dispositivos para a regulamentação da proposta enviada pelo Executivo.

De acordo com a nova redação do projeto, deverá ser criado um comitê constituído por representantes da Secretaria Municipal de Fazenda e entidades representativas das classes empresarial e contábil, para definir a forma de emissão e as especificações da NFS-e. Também ficou garantido que será dado tratamento diferenciado aos microempresários.

Segundo o vice-presidente de relações sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Maurício Gilberto Cândido, a NFS-e já é uma realidade em todo país. Ele afirma que a melhor forma de implantá-la em Maringá é participando do processo, por isso considera que a criação

do comitê “traz uma parceria entre a prefeitura e o contribuinte”.

Segundo mensagem do Executivo, a implantação do sistema trará melhorias para o controle fiscal. O sistema será acessado por meio de senha eletrônica ou certificação digital garantindo segurança às empresas que adotarem o modelo fiscal eletrônico. Depois de sancionada, a previsão é regulamentar a Lei no prazo de 90 dias.

Outras informações no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, www.nfe.fazenda.gov.br

Gelinton Batista

Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique