ESPORTE

Jogos da Juventude têm recorde de participantes

Jogos da Juventude têm recorde de participantes
Jogos da juventude
A fase regional dos 24.º Jogos da Juventude do Paraná começa nesta sexta-feira (17) com cerimônias de abertura, às 20h, em oito sedes, e vai até 25 de setembro, com números recordes. São 256 municípios, 940 equipes e 12.500 atletas. Foram superados os números de 2008, de 223 municípios, 842 equipes e 11.192 atletas, quando o vôlei de praia e xadrez não eram disputados na fase regional. Agora, além dessas duas estão as modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei.

“Esses números mostram que estamos no caminho certo, atraindo cada vez mais a participação dos municípios, numa competição de altíssimo nível técnico para uma faixa etária que tem muito a crescer no esporte”, avalia o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha. Disputam os Jogos da Juventude seleções municipais com atletas de até 18 anos.

Vão disputar a fase regional 64 municípios, 16% do total. Dos que garantiram o direito de participação, em junho, mais de 90% confirmaram a inscrição – eram 283, outro número recorde. Já o número de equipes (940) é bem menor que aquele mostrado na intenção de participação (2.307), o que é normal na avaliação do diretor de Esportes da Paraná Esporte, Mauro Cachel. “Os municípios garantem primeiro a vaga e depois decidem em quais modalidades terão equipes mais competitivas”, explica.

Repetindo a preferência dos municípios em anos anteriores, a modalidade de futsal é a que tem maior número de participantes: 283 equipes, seguida pelo vôlei e handebol, com 148 e 147. Em todas as modalidades na fase regional a participação feminina é menor que a masculina em número de equipes: 352 a 588.

REGIONAIS – As oito sedes da fase regional dos Jogos da Juventude são: Campo Largo (Região 1), Carambeí (R2), Santo Antônio da Platina (R3), Marialva (R4), Goioerê (R5), Medianeira (R6), São Jorge do Oeste (R7) e Faxinal (R8). A regional com maior número de municípios é a de Medianeira, com 40, mas em número de equipes é a sede Faxinal (35 municípios) que tem uma a mais: 141 a 140.

Na fase regional participam apenas as equipes da Divisão B das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei), bem como as de vôlei de praia e xadrez em divisão única. Na fase final, de 19 a 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, serão disputadas outras modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis e tênis de mesa. o futebol é só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica, só feminino.

Sobre a fase final, ainda, outros estreantes na competição são os atletas da Divisão A das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei) e mais as sete melhores duplas classificadas no vôlei de praia em 2009, por sexo, além de outras duas duplas de Foz do Iguaçu, a cidade-sede. Por ser sede, Foz também tem a classificação automática de suas equipes da Divisão B nas modalidades coletivas.

Na fase regional as equipes disputam vagas para a fase final. Só os campeões das modalidades e alguns vices-campeões se classificam. Os vices são das regionais com maior número de participantes nas respectivas modalidades. Assim, a sede Medianeira, na região oeste, deverá classificar mais equipes – além dos campeões entram os vices de futebol, futsal masculino e feminino, handebol feminino e vôlei feminino.
AEN