CIDADE

Governador diz que Sanepar continua em Maringá

O governador Orlando Pessuti criticou nesta quinta-feira (19) a tentativa da Prefeitura de Maringá de retomar os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, que hoje são operados pela Sanepar. O governador disse ainda que existem muitas informações atravessadas na cidade, além de outros interesses.

O governador esteve em Maringá acompanhado do presidente da Sanepar, Hudson Calefe, para assinar mais uma ordem de serviço – no valor de R$ 3,85 milhões - que beneficiará a cidade com obras para o sistema de esgoto da cidade. Os diretores de Investimento da Sanepar, Eduardo Felipe Guidi; de Operações, Wilson Barion; de Relações com Investidores, Umberto Crispim, e Jurídico, Cézar Ziliotto; entre outras autoridades, também estiveram presentes na cerimônia de assinatura.

De acordo com Pessuti, a Sanepar está fazendo um dos maiores e melhores trabalhos na área de saneamento em Maringá. “Eu não tenho medo de dizer que muitos países de Primeiro Mundo não têm o atendimento de abastecimento de água e coleta de esgoto que tem esta cidade”.

Maringá foi um dos municípios paranaenses que mais recebeu investimentos nesses últimos sete anos. Segundo o presidente da Sanepar, Hudson Calefe, o governo do Paraná está investindo R$ 115 milhões em obras de água e esgoto, entre outras melhorias. Com os novos investimentos autorizados o atendimento com coleta e tratamento de esgoto na cidade deve saltar de 94% para 96%, após a finalização das obras.

Os recursos para as novas obras são financiados pela Caixa, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Saneamento). Serão implantados 52 mil metros de rede coletora e 2.650 ligações prediais. Este empreendimento irá gerar 390 empregos, entre diretos e indiretos, e deve beneficiar toda a população da cidade.

BAIRROS – A ampliação irá atender os moradores do Jardim São Francisco, Jardim Bertioga, Jardim Aeroporto, Sanenge III, Jardim Europa, Jardim Céu Azul, Jardim Porto Seguro, Jardim Del Plata, Jardim Madrid, Jardim Cidade Canção, Jardim Catedral, parte do Jardim Universo e Gleba Ribeirão Pingüim.

AEN