O professor Julio Santiago Prates Filho é o novo reitor da UEM
Os professores Julio Santiago Prates Filho e Neusa Altoé serão os novos dirigentes da Universidade Estadual de Maringá a partir de outubro, como reitor e vice-reitora.
A eleição ocorreu nesta quarta-feira. A chapa vencedora, a de número 2, recebeu 62,35% dos votos, que representam 5.250 votos, distribuídos entre 794 docentes, 1.435 técnicos universitários e 3.021 alunos. A chapa 1, integrada pelos professores Mauro Baesso e Julio Damasceno, obteve 3.277 votos (35,33%), distribuídos entre 447 docentes, 638 técnicos e 2.192 alunos. Uma pequena porcentagem dos eleitores anulou seus votos (1,72%) e poucos votaram em branco (0,6%).
Nesta eleição, 34,71% dos eleitores cadastrados votaram. O colégio eleitoral era formado por 25.219, dos quais, 1.482 docentes, 2.723 técnicos universitários e 21.014 alunos de graduação e de pós-graduação. A apuração terminou nesta madrugada, quase às 2 horas. Logo em seguida, o presidente da comissão eleitoral, Ricardo César Gardiolo, entregou cópia dos resultados ao reitor Décio Sperandio, que elogiou o trabalho realizado pela comissão.
Nesta quinta-feira à tarde (19), Prates Filho e Altoé atendem a imprensa para falarem de propostas, planos e cronograma de trabalho, entre outros assuntos. A posse será no dia 10 de outubro.
Sobre o professor Julio Santiago Prates Filho
O professor Júlio Santiago Prates Filho nasceu na cidade de São José do Rio Preto (SP) e entrou na Universidade Estadual de Maringá em 1986.
Formou-se bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) / São José do Rio Preto, fez mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e cursou doutorado em Matemática pelo mesmo Instituto da UFRJ.
Após ingressar na UEM, começou a idealizar um seminário de análise funcional e um seminário de análise matemática com um grupo de professores do Departamento de Matemática. A ideia era promover o desenvolvimento científico do DMA e estimular a formação de grupo de estudos em equações diferenciais, contribuindo no preparo de alguns professores para pensar a criação do Programa de Pós-Graduação em Matemática.
Chefiou o Departamento de Matemática da UEM por duas vezes. Sob a gestão de Júlio na chefia do DMA, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Foi diretor do Centro de Ciências Exatas de maio de 2000 a maio de 2004. Nesta época, com um grupo de professores, criou o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Educação Matemática, além de ter feito outras realizações como diretor. Também foi membro da Câmara Especial para Assuntos da UEM no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).
Além disso, Júlio foi representante do DMA junto ao Fórum de Política de Pesquisa e Pós-Graduação de dezembro de 1994 a dezembro de 1996. Atuou, ainda, como membro do colegiado de vários cursos. Foi, ainda, secretário da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional/Paraná. Professor associado nível C, Júlio Santiago Prates Filho tem atuação nas áreas de ensino e pesquisa. Fez várias conferências e palestras em congressos, simpósios ou eventos similares especializados nacionais e internacionais. Publicou artigos em periódicos especializados indexados. Teve projetos de pesquisa e/ou convênios aprovados. Orientou alunos de iniciação científica, além de ter orientado estudantes em trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização. Participou de bancas de monografias de especialização, teve participação efetiva em bancas de qualificação de mestrado e participação efetiva em bancas de concurso público.
É chefe de Gabinete da Reitoria da UEM desde 2006. Desde o ano 2000, é cadastrado no grupo de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) “Controle e Estabilização de Sistemas Distribuídos”, na área de equações diferenciais parciais.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.