TRANSPORTE

Paraná possui uma das melhores estruturas aeroportuárias do país

Paraná possui uma das melhores estruturas aeroportuárias do país
Aeroporto de Maringá
O número de passageiros nos aeroportos públicos paranaenses cresceu 204% nos últimos 15 anos, informa a Secretaria dos Transportes, com base em dados estatísticos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. O número de pousos e decolagens no Aeroporto Regional de Maringá, Silvio Name Junior, cresceu 36,40% no ano de 2009, em relação a 2008. Foram 14.202 movimentos aéreos no ano passado – aterrissagens e decolagens –, contra 10.412 no ano de 2008. Recorde também no número de passageiros: de 217.248 em 2008, saltou para 319.576 em 2009, um aumento de 47,1%.

O Estado conta com a quarta melhor infra-estrutura aeroportuária do país e dispõe atualmente de 40 aeroportos e aeródromos públicos mantidos por administrações municipais (36) e pela Infraero (4).

Em 1995, mais de 1,9 milhão de passageiros embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos paranaenses. Em 2000, o movimento já superava a casa dos 3 milhões e no final do ano passado chegou a 5,9 milhões.

Para preservar as condições de operação dos 36 aeroportos municipais, a Secretaria dos Transportes mantém um programa de obras e serviços de recuperação e rejuvenescimento asfáltico. Nos últimos anos, 22 aeroportos (62% do total) receberam obras, em grande parte na pavimentação das pistas. Entre 2003 e 2009, a dotação do Estado para o setor foi de 7,7 milhões.

A pavimentação asfáltica dos 36 aeroportos públicos existentes no Paraná soma 2,3 milhões de m2, uma área equivalente a 322 Km ou a distância média de Curitiba a Guarapuava. “Pavimentação asfáltica é item de segurança”, lembra o chefe do Departamento Hidro-Aero-Ferroviário.

Entre os aeroportos públicos, 18 tem operação noturna: Apucarana, Arapongas, Bacacheri (Curitiba), Campo Mourão, Cascavel, Afonso Pena (Curitiba), Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Manoel Ribas, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama.

Oito desses aeroportos operam por instrumentos: Curitiba (2), Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Toledo e Guarapuava. Cinco têm linhas aéreas regulares: Cascavel, Curitiba (Afonso Pena), Foz, Londrina e Maringá.

Os demais aeroportos públicos paranaenses estão localizados em Goioerê, Cianorte, Paranaguá, União da Vitória, Bandeirantes, Loanda, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Realeza, Cornélio Procópio, Medianeira, Palmas, Castro, Palotina, Ibaiti, Guaratuba, São Miguel do Iguaçu, Centenário do Sul, Andirá, Arapoti, Sertanópolis e Siqueira Campos. Além disso, há 59 aeródromos privados distribuídos em várias regiões do Estado, sendo oito asfaltados.

Os aeroportos operados pela Infraero são o Afonso Pena e o Bacacheri, em Curitiba, e os de Londrina e Foz do Iguaçu.
AEN