EDUCAÇÃO

Nenhuma escola de Maringá figura entre as 100 melhroes do país.

A região sul não ficou bem colocada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com apenas cinco escolas entre as melhores do País. A maior pontuação no Enem 2009 da região praticamente empatou entre duas escolas públicas no Paraná. As duas são as representantes do Estado na lista e ficaram com o 21º e 22º lugares. São elas: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Feira de Santana, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. Nenhuma escola de Maringá figurou entre as melhores do país.

A melhor do Rio Grande do Sul é a Unidade de Ensino Colégio Sinodal, uma escola da região metropolitana, na cidade de São Leopoldo, que ficou com a 32° melhor nota do País. Santa Catarina não aparece entre os Estados que representam o melhor do Enem, a primeira escola está em 137º lugar. É a Associação Educacional Bom Jesus, em Joinville.

O Rio de Janeiro lidera a lista entre os Estados do País, com 28 entre os 100 melhores. São Paulo, além de ter a escola com o melhor desempenho no Enem, está em segundo lugar, com 25 entre as 100. A escola melhor colocada foi o Colégio Vértice Unidade II, na cidade de São Paulo. Em 2008, a melhor escola foi uma carioca, o Colégio de São Bento, que este ano ficou com o terceiro lugar.

Sobre o Enem 2009

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame destina-se aos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.

Segundo o Inep, a participação no Enem é voluntária e em 2009 foi de 2.426.432 candidatos, dos quais 37% declararam estar concluindo o Ensino Médio em 2009 e 56% informaram ter concluído o Ensino Médio em anos anteriores.

Em 2009 ocorreu a reformulação do Enem e de sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades federais. O novo Exame, aplicado em 2009, foi composto por Redação e Provas Objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemáticas e suas tecnologias.

Enem