EVENTO

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta nesta terça-feira no teatro Calil Haddad

A Secretaria de Cultura preparou uma edição especial do projeto Convite à Música, que nesta terça-feira (13), excepcionalmente, recebe a Orquestra Sinfônica do Paraná, no Teatro Calil Haddad, às 21 horas.

Com mais de 25 anos de carreira, a Orquestra Sinfônica do Paraná – OSP já realizou mais de MIL apresentações, entre Concertos Sinfônicos, Coral-Sinfônicos, Óperas e Ballets. Ao longo destes anos a OSP, escreveu uma história admirável de talento e dedicação à música.

A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência no Teatro Calil Haddad. Vale lembrar que será distribuído apenas 1 ingresso por pessoa e o número de ingressos é limitado a quantidade de lugares disponíveis no teatro. A apresentação faz parte do projeto Convite à Música e dará aos frequentadores um vale ingresso, com lugar prioritário.

A idade mínima para assistir a apresentação é de 10 anos. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-6100.

A OSP conta com um repertório que inclui mais de 700 obras, com mais de 200 autores e uma história que supera o número de mil apresentações em várias cidades e festivais do Brasil. Nestes 25 anos de história, a OSP construiu um belíssimo histórico com mais de 40 maestros e 150 solistas que vieram de todo o Brasil e dos mais diversos país do mundo.

Com uma notável capacidade de se adaptar aos mais diferentes estilos, desde os clássicos até os românticos e contemporâneos, a OSP apresenta nesta terça-feira em Maringá “Shéhérazade”, de Nikolai Rimski-Korsakov (Suíte Sinfônica, op. 35) e trechos da ópera “Romeu e Julieta”, de Sergei Prokofiev.

A Orquestra Sinfônica do Paraná conta com artistas especializados em instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, piccolo, oboé, corne inglês, clarinete, clarone, fagote, contrafagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, tímpano, percussão, piano e harpa.

Atualmente a Orquestra tem como Maestro Titular, Alessandro Sangiorgi; Maestro Emérito, Alceo Bocchino e Maestro Adjunto, Paulo Torres.

História

A Orquestra Sinfônica do Paraná iniciou seu processo de criação em 28 de janeiro de 1985, com a seleção de 61 músicos e um maestro assistente, através de um concurso nacional. Seu maestro titular foi o renomado paranaense maestro Alceo Bocchino, um dos maiores nomes da música erudita no Brasil, hoje Maestro Emérito da OSP.

No repertório, incluem-se ainda, importantes compositores brasileiros como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Radamés Gnattali e Camargo Guarnieri, além dos paranaenses Alceo Bocchino, Henrique Morozowicz, Padre José Penalva, Hilton Barcelos, Bento Mossurunga e Augusto Stresser.

PMM