POLICIAL

Ex-namorado de Rose Leonel é condenado a cumprir pena de quase dois anos por crime virtual

Agora ela afirma que se sente aliviada.

Ex-namorado de Rose Leonel é condenado a cumprir pena de quase dois anos por crime virtual

O empresário Eduardo Gonçalves da Silva, o ex-namorado da jornalista maringaense Rose Leonel, foi condenado a cumprir pena de um ano e 11 meses em regime de semi-reclusão e lhe pagar uma multa de R$ 1,2 mil por mês. Rose o processou por veiculação de fotos dela em situações íntimas em vários sites pelo mundo. Desde janeiro de 2006, Gonçalves vinha enviando inúmeros e-mails com as fotos dela e seus telefones pessoais, como se fossem anúncios de uma garota de programa. Rose disse ao blog que mudou várias vezes o número do celular e chegou a ficar sem linha telefônica em casa, mas Gonçalves nunca desistia.

Ela o considera um “assassino de sua moralidade”. Rose diz que o ex-namorado “conseguiu destruir a sua vida”. Ela conta que perdeu o emprego – trabalhava como colunista no jornal de Maringá O Diário-, perdeu os amigos e entrou em depressão. Rose, viúva, tem dois filhos e eles também foram vítimas da difamação. O menino, hoje com nove anos, e a menina, hoje com 7 anos, foram obrigados a mudar de colégio. Além das agressões dentro da sala de aula por outros alunos, o diretor da escola também recebeu um e-mail do ex-namorado com as imagens dela nua.

Rose e Gonçalves namoraram durante três anos e meio. Ela diz que o amava e aceitou fazer as fotos depois de dois anos de relação, mas acreditava na promessa de que ele nunca as divulgaria. Com o fim do namoro, suas imagens se espalharam pela internet: “Foi vingança”. Ela diz que desde então sua vida “virou um inferno”. Para conseguir obter provas contra o empresário, ela contratou o perito em internet Wanderson Castilho. Castilho afirma que crimes digitais são mesmo difíceis de serem provados. Ele conseguiu rastrear a origem das mensagens de Gonçalves através de um site pornográfico alemão que hospedava fotos de Rose. Castilho entrou em contato com o gerenciador do site e descobriu que as mensagens saíam de um computador de um shopping em Maringá, onde o empresário trabalha. Não contente com as mensagens enviadas, Rose afirma que Gonçalves chegou a persegui-la pessoalmente durante uma semana. Por conta disso, ela move uma outra ação contra o empresário.

Aos poucos, Rose diz que tenta retomar sua vida. Ela apresenta seu programa de variedades nas emissoras RTV Canal 10 e TV Cidade de Maringá, no Paraná. Rose também escreve o blog Bom D+ e se prepara para lançar um livro. “Escrever me ajudou a superar essa história”.

Época