EVENTO

Festa junina do “Seu Zico” será na próxima quarta-feira

O acender da fogueira para a festa junina do Seu Zico está marcado para esta quarta-feira, 23 de junho, na Escola João Gentilin (Gleba Pinguim), a partir das 19 horas. A festividade, desde que passou a ser patrimônio histórico imaterial do município em 2008, é organizada pela Prefeitura de Maringá.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, comenta que é uma honra para Maringá a festa ter recebido o título. “É uma festa que começou com os pioneiros da cidade e preserva as mesmas características culturais até hoje. Atrai centenas de pessoas e a cidade reconhece esse mérito”, destaca a secretária.

Como é de tradição, os visitantes não pagam para se divertir e saborear doces, quentão e chocolate quente. Além das comidas típicas, a festa terá baile com sanfoneiro, missa, levantamento do mastro, brincadeira do pau de sebo e a tradicional passagem pelas brasas com os pés descalços.

Ao som da sanfona do pioneiro Tercilio Men e com o acender da fogueira começa o ato de fé da passagem de fiéis sobre a brasa preparando as orações do terço, levantamento de mastro para homenagear os três santos mais importantes do mês – Santo Antônio, São Pedro e São João - a missa e a brincadeira do pau-de-sebo.

“Seu Zico”, é o apelido dado ao pioneiro Annibal Borghi, organizador da festa, quando em 1982 os vizinhos resolveram organizar a festividade. “Antigamente todas as famílias comemoravam os dias de São João, São Pedro e Santo Antônio e aos poucos essa tradição foi acabando, mas nós continuamos com a festa”, conta o pioneiro.

Seu Zico

Seu Zico, grande contador de causos, chegou em Maringá com 12 anos de idade, em 1946. Ele veio com a família, que morava em Cornélio Procópio atraído pelas propagandas da Companhia de Terras Norte do Paraná e em busca de uma terra fértil para colher as glórias do café.

Como o trabalho era muito pesado, foi preciso Borghi encontrar formas que aliviassem o seu cansaço. As festas cumpriam essa função e promoviam o encontro da comunidade. Com o tempo, porém, deram espaço a outras manifestações. Em 1982, Seu Zico tentou reativar a tradição, realizando em seu sítio uma festa para poucas famílias.

A iniciativa cresceu e continua atraindo muita gente. Deixou de ser no sítio do Seu Zico, mas continua na zona rural. Seu Zico orgulha-se do feito e acredita ser o responsável por alguns casamentos que só aconteceram depois das simpatias para Santo Antônio feitas aos pés do mastro. O pioneiro garante que funciona.
PMM