COMÉRCIO

Comércio não terá horário especial durante a copa do mundo

O Sivamar (Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região) e o Sincomar (Sindicato dos Comerciários de Maringá) discutiram esta semana o horário do comércio durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. A conclusão a que chegaram é de que o melhor é não criar um Termo Aditivo à Convenção Coletiva para regulamentar o funcionamento das lojas no período. Ou seja, os próprios lojistas tomarão a decisão sobre o fechamento ou não dos estabelecimentos comerciais.

É que os jogos da primeira fase acontecerão em horários diferentes do dia. E não há como prever exatamente quais os jogos das fases seguintes (caso o Brasil se classifique, o que é esperado por todos). A decisão é a mesma tomada antes da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Na época, as lojas ficaram livres para tomar uma decisão a cada jogo do Brasil.

“Esta decisão demonstrou ser a mais sensata, pois respeita as características de cada negócio e a decisão pessoal de cada empresário”, comenta a superintendente do Sivamar, Lisley Messias da Silva. Ela acrescenta que esta é uma oportunidade para que lojistas e comerciários se confraternizem. “Em 2006, várias lojas providenciaram aparelhos de TV e até telões, propiciando que todos os funcionários assistissem aos jogos no próprio estabelecimento comercial”, lembra.

Jogos da primeira fase:

Dia 15/06 (Terça-Feira) 15h30. - Brasil X Coreia do Norte

Dia 20/06 ( Domingo ) 15h30 - - Brasil XCosta do Marfim

Dia 25/06 (Sexta-Feira) 11 horas - Brasil X Portugal

Assessoria de imprensa – Sivamar