CURSO

Curso discute visibilidade das religiões afro-brasileiras

O Programa Neiab (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros) e o Grupo de Estudos Religafro realizarão o I Axé Maringá e Região - Cidadania, Igualdade e Tolerância Religiosa, que se inicia no dia 13 deste mês, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá. O evento visa promover a maior visibilidade das religiões afro-brasileiras da região metropolitana de Maringá (Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguari, e outras) e dos respectivos envolvidos, que lutam pela conquista de direitos e da cidadania plena, pelo respeito à identidade cultural e contra a intolerância religiosa. Outro objetivo do evento é fornecer subsídios para a aplicabilidade da lei 10.639/2003, que dispõe sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.

No dia 13, das 16 às 21 horas, no estacionamento de frente ao Restaurante Universitário, câmpus da UEM, haverá a exposição Elementos Essenciais das Religiões Afro-Brasileiras (plantas comidas, imagens, objetos usados nas cerimônias); e apresentação de cânticos de Louvação às divindades Afro-brasileiras. No dia 23 de maio (domingo), das 9h30 às 12 horas (auditório do Bloco H 35), mini-curso Cidadania e Igualdade Religiosa.

O mini-curso visa informar sobre direitos e cidadania, a partir da prerrogativa constitucional de liberdade religiosa. Haverá a projeção de um vídeo informativo.

As inscrições podem ser feitas por meio do site www.dcs.uem.br a partir desta sexta-feira (7), mediante pagamento da taxa de R$ 6,00. O apoio é do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), por meio do Departamento de Ciências Sociais.
UEM