UEM

Laboratório da UEM digitaliza mapas e documentos do Instituto de Terra

A UEM recebeu nesta terça-feira (27) a visita técnica de três pesquisadores do Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG), autarquia vinculada a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). O geógrafo Ivair Daros, o técnico em cartografia Izaías Alves Pereira e a chefe do Departamento de Cartografia e Geoprocessamento do Instituto, Mariana Guimarães Dias, vieram à Maringá para conhecer o Centro Paranaense de Documentação e Pesquisa (CPDP), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e coordenado pelo professor Sidnei José Munhoz.

Por iniciativa do Ministério Público de Campo Mourão, que procurou o Observatório Ambiental da UEM, para solicitar pesquisas ambientais referente à região do Vale do Ivaí, pesquisadores da UEM viram a necessidade de recorrer a dados do Instituto de Terras, que possui de diversas informações, mapas, documentos do Estado do Paraná. A partir desta relação, que se iniciou em 2006, surgiu à idéia de uma parceria entre a Universidade, o Ministério Público e o Instituto, por meio do CPDP. Esta parceria foi concretizada em março deste ano e consiste na digitalização de todos os documentos, mapas cartográficos, artigos, informações do Instituto. O ITCG reúne documentos datados desde 1650, quando o Paraná ainda pertencia a Sesmarias, explica Izaías Alves Pereira.

O professor Jorge Ulises Guerra Villalobos, do Departamento de Geografia da UEM, coordenador do Observatório Ambiental de Maringá e integrante deste projeto, explica que esta parceria é a convergência de interesses públicos, onde a Universidade disponibiliza o Laboratório, o Instituto têm os materiais e o Ministério Público viabiliza o encontro e as articulações para esta parceria.

Para o professor Villalobos, esta parceria, acima de tudo, é a valorização e conservação da memória do Estado do Paraná, ao mesmo tempo em que beneficia a manutenção dos documentos históricos. Sem contar que, os dados digitalizados vão possibilitar novas pesquisas acadêmicas. “É uma troca mútua de conhecimento, onde todos são beneficiados. A Universidade está cumprindo seu papel social”.

Por enquanto, explica Mariane Luiz Barberi, chefe do Departamento de Cartografia e Geoprocessamento, a parceria é temporária, mas a intenção é firmar em breve um termo de cooperação técnica continua. Atualmente o ITCG é presidido por Theo Botelho Marés de Souza.
UEM