PROVA RúSTICA TIRADENTES

Atleta maringaense vence 36ª Prova Rústica Tiradentes

Atleta maringaense vence 36ª Prova Rústica Tiradentes
O atleta maringaense Paulo Alves dos Santos venceu a 36ª Prova Rústica Tiradentes, na tarde desta quarta-feira, 21 de abril, com o tempo de 30:31 para um percurso de 10 mil metros. Na categoria feminina a vencedora foi a etíope Zelalem Bekele Abebe, com o tempo de 34:52. A prova principal reuniu mais de 3,5 mil atletas, com destaque para o grande número de mulheres. O segundo colocado no masculino foi Paulo Roberto Almeida Paula (30:33), seguido pelo queniano Mark Koir (30:36), Anoé dos Santos Dias (30:48) e Carlos Antonio dos Santos (31:04).

Na categoria feminina a segunda colocada foi a queniana Leah Jerotich (35:36), seguida de Taliete Roberta de Carvalho (35:36), Patrícia Fernanda Lobo (36:14) e Valquiria Sanches Prieto (36:40). Os vencedores da prova principal receberam troféus, medalhas e prêmios em dinheiro, totalizando R$ 22 mil, sendo R$ 11 mil para cada categoria. Todos os participantes que completaram a prova receberam medalhas, inclusive nas categorias menores.

O prefeito Silvio Barros acompanhou a prova principal ao lado de oficiais do comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, e elogiou a organização do evento. “É uma alegria para Maringá promover mais uma grande festa como a Prova Rústica Tiradentes, que é a nossa marca no calendário esportivo do Paraná. Atletas e público são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da prova”.

Antidoping

Uma das novidades da prova deste ano foi a presença de dirigentes da Federação Paranaense de Atletismo (FPA), que a convite da Secretaria de Esportes verificaram o percurso e realizaram exames antidoping nos atletas selecionados antes da prova. “Nosso objetivo é oficializar a Prova Rústica Tiradentes como nível 2, para isso precisamos seguir as regras da Federação”, disse a secretária de Esportes e Lazer de Maringá, Edith Dias de Carvalho.

Para o ano que vem, a secretária vai solicitar junto à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) a homologação da corrida como nível 1, propiciando a vinda dos principais competidores do mundo para correr em Maringá.

Parcerias

A secretária Edith Dias destacou as parcerias na realização do evento e agradeceu os mais de 600 voluntários que participaram na realização da prova. “A Rústica Tiradentes é um dos principais eventos do esporte do Paraná e do Brasil, e queremos ampliar a participação internacional que já acontece há alguns anos”, afirmou.

Além da equipe da Secretaria de Esportes, Setran e Guarda Municipal, a Prova Tiradentes envolve centenas de voluntários do 4º BPM, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, instituições de ensino superior e academias. O suporte médico foi realizado pela Unimed Maringá.

PMM